Faleceu, Segunda-feira, 8 de Dezembro, Manuel Delgado, tido como figura distinta do desporto em Santo Antão, particularmente na região norte da ilha. Lela de Escolinha Tarrafal, como era carinhosamente conhecido, contribui, através da escola que criou, para a formação de centenas de jovens atletas.
A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), através de uma nota de pesar, sublinha que Manuel Delgado foi um “grande mentor e organizador do futebol de formação, tendo fundado a Escolinha Juvenil de Tarrafal de Ribeira Grande de Santo Antão”.
O Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) também reconheceu o contributo de Lela, considerando que foi uma “figura destacada” no futebol de formação em Santo Antão.
“Legado inestimável de paixão pelo desporto”
Vários clubes e associações desportivas de Santo Antão manifestaram pesar e reconhecimento ao trabalho desenvolvido por aquele que consideram “um dos grandes ativistas desportivos” da Ilha das Montanhas.
Hermes Pinto, Presidente da Associação Regional de Futebol de Santo Antão Norte, lamenta que o futebol de formação na ilha e em Cabo Verde ficou “mais pobre” com a “partida prematura e inesperada do nosso amigo, treinador e formador incansável”
“Um grande homem, que dedicou muito tempo da sua vida para cuidar, treinar e ajudar a educar muitos jovens do nosso concelho por via da prática do desporto mais precisamente do futebol, sobretudo nas camadas infantis e juniores. Graças ao seu empenho, trabalho e competência deixa-nos um grande legado”, destaca a nota de pesar do Rosariense Clube da Ribeira Grande.
Por sua vez, o Solpontense Futebol Clube considera que Lela foi um “verdadeiro formador” que deixou um “legado inestimável de paixão pelo desporto e valores na vida de centenas de jovens atletas”.



