PUB

Política

Santiago Norte: PAICV denuncia “situação de abandono dos agricultores e criadores”

Os deputados do PAICV eleitos pelo círculo eleitoral de Santiago Norte denunciaram, Terça-feira, 30 de Dezembro de 2025, a “situação de abandono dos agricultores e criadores” que, segundo sublinham, ainda não receberam qualquer apoio na sequência das chuvas de 13 e 14 de Novembro que provocaram avultados prejuízos nas explorações agrícolas, entre outros.

Em declarações à imprensa, o porta-voz dos deputados do Partido Africano para Independência de Cabo Verde (PAICV), Carlos Rodrigues, citado pela INFORPRESS, questionou o Governo sobre o prazo de aplicação do Fundo de Emergência criado para a região, lamentando que, quase dois meses após os estragos provocados pelas enxurradas, as famílias afectadas não receberem o prometido apoio para a retoma das suas actividades agrícolas.

Carlos Rodrigues referiu que em várias ribeiras visitadas, nomeadamente Flamengo, Saltos, Coqueiro, Boaventura, Ribeirão Boi, os problemas persistem, com destaque para a falta de água para rega e consumo humano, dificuldades de acesso e prejuízos nas explorações agrícolas.

Investimentos urgentes

No caso de Flamengo, aquele deputado explicou que os agricultores enfrentam constrangimentos devido a avarias no sistema de rega gota-a-gota, situação que está a provocar perdas significativas nas culturas apesar da existência de água na barragem.

No domínio agrícola, Carlos Rodrigues defendeu investimentos urgentes em infraestruturas de rega, como tubos, sistemas gota-a-gota e pequenas obras de ligação à água disponível nas barragens, bem como a criação de empregos públicos temporários para apoiar a recuperação do sector.

Famílias desalojadas

O deputado do PAICV também manifestou-se preocupado com a situação habitacional, designadamente a existência de famílias desalojadas, sem condições mínimas de habitação, considerando “desumano” que, em pleno século XXI, essas situações continuem sem resposta.

Por outro lado, alertou ainda para o impacto da crise agrícola no aumento dos preços dos produtos hortícolas já se está a verificar, apontando que a escassez de produção está a refletir-se no custo de vida das famílias.

Face a este cenário, os deputados do PAICV apelaram ao Governo para que implemente, com urgência, as medidas anunciadas, nomeadamente a aplicação efectiva do Fundo de Emergência e o apoio directo às populações de Santiago Norte afectadas pelas chuvas.

Refira-se que a visita dos deputados do PAICV, eleitos pelo círculo eleitoral de Santiago Norte, aos municípios de São Miguel e Santa Cruz teve lugar no âmbito de uma interpelação ao ministro da Agricultura e Ambiente na próxima sessão da Assembleia Nacional (Parlamento), que marca o arranque do novo ano legislativo.

C/INFORPRESS

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top