PUB

Sal

Portador de deficiência auditiva: Randy Pinto dá cor aos sons que não consegue ouvir

O salense Randy Pinto, 39 anos, portador de deficiência auditiva, é um artista plástico que tem construído a sua carreira, afirmando-se no mercado nacional e internacional através do talento, persistência e forte ligação à cultura cabo-verdiana. Descobriu a pintura enquanto trabalhava num bar na ilha natal, onde, nos tempos livres, começou a desenhar com lápis em folhas de papel.

A deficiência auditiva de Randy resultou de uma queda aos quatro anos e meio de idade. Após o acidente foi levado a Portugal, onde realizou uma cirurgia para colocação de implante coclear. Durante esse período, frequentou uma escola para surdos e mudos, onde aprendeu linguagem gestual, a ler e a escrever, tendo aí o primeiro contacto estruturado com a combinação das cores primárias, elemento que viria a marcar a sua trajectória artística.

De regresso a Cabo Verde, continuou a desenvolver a sua arte, utilizando a pintura como forma de expressão da sua visão do mundo. Para o artista, a condição auditiva não representa uma limitação, mas sim uma lente sensível que amplia a sua perceção visual. As suas obras retratam a identidade cabo-verdiana, com figuras históricas, paisagens e cenas do quotidiano da ilha do Sal, como o pontão de Santa Maria, a salina de Pedra de Lume, pilões, moedores de pedra e personagens típicas da cultura insular.

Abertura do seu ateliê

Em 2022, inaugurou o Randy Ateliê, no centro da cidade de Espargos, tornado-se um espaço de referência para apreciadores de artes e visitantes da ilha. Participou quatro vezes consecutivas na Feira de Artesanato da URDI, entre 2022 e 2025, experiência que classifica como positiva, sendo que a edição deste ano foi a mais bem-sucedida, como afirma. 

“A edição deste ano foi a melhor; consegui vender tudo, para os clientes cabo-verdianos e estrangeiros que gostaram dos meus trabalhos”, afirma, agradecendo através do A NAÇÃO a URDI pelo convite.

Randy anunciou ainda que a sua próxima viagem será para a Índia, em Janeiro, onde irá participar numa festa cultural e exposição.

Outras actividades artísticas

Randy Pinto é membro do grupo carnavalesco Patchê Parloa, contribuindo na criação artística de carros alegóricos, campeão do carnaval da ilha do Sal deste ano. 

Paralelamente à carreira artística, Randy também se destacou no desporto adaptado – foi campeão nacional de Cabo Verde em lançamento de peso, em 2007, e campeão da ilha do Sal na época 2016/2017. 

Sem apoios institucionais associativos, uma vez que na ilha do Sal não há Associação de surdos, Randy Pinto tem construído o seu percurso artístico de forma autónoma contando sobretudo com o reconhecimento do público e dos apreciadores da obra. 

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top