Cabo Verde marca presença na 46ª edição da Feira Internacional de Turismo (FITUR), que decorre até o dia 25 de janeiro, em Madrid, Espanha, com uma delegação presidida pelo Ministro do Turismo e Transportes, José Luís Sá Nogueira. A exposição reúne cerca de 10 mil empresas de 161 países, distribuídas por nove pavilhões, onde Cabo Verde está representado no Pavilhão 6 do Centro de Exposições IFEMA, com a participação de instituição públicas, operadores privados e dos Tubarões Azuis.
Durante a feira, o governante tem uma agenda preenchida, que incluiu a participação na sessão de abertura da FITUR, com a presença dos Reis de Espanha, bem como encontros bilaterais com homólogos, embaixadores, organizações internacionais, grupos e promotores ligados à setor do turismo.
Na sua 46ª edição, a FITUR reúne cerca de 10 mil empresas de 161 países, distribuídas por nove pavilhões, registando um aumento de 11% na participação internacional.
20 participantes de Cabo Verde
A delegação cabo-verdiana é coordenada pelo Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV), sob liderança do presidente do Conselho Diretivo, Jair Fernandes, e da administradora executiva, Vânia Rodrigues.
Nesta edição, o arquipélago conta 20 participantes, incluindo 19 co-expositores, entre hotéis, agência de viagens e instituição públicas, como a Câmara de Turismo, Cabo Verde TradeInvest, Câmara Municipal da Praia, Direção Geral da Economia Aérea e Cabo Verde Airlines.
Futebol integrado na feira
Um dos pontos altos da participação de Cabo Verde na FITUR será a presença, no dia 23 de janeiro, de uma delegação da Federação Cabo-Verdiana de Futebol, com elementos da equipa técnica e jogadores, para promover a participação da seleção nacional no Mundial 2026, onde defrontará a seleção de Espanha.
Ao longo da feira, o ITCV tem agendadas cerca de duas dezenas de reuniões de trabalho com profissionais dos sectores do turismo, transporte, comunicação e marketing, entre os dias 24 e 24 deste mês, estão previstas ainda atividades culturais, incluindo música ao vivo e degustação de produtos da gastronomia de Cabo Verde.



