O presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), João Santos Luís, reconheceu ontem, nos Mosteiros, as potencialidades dos sectores de agricultura e pesca e prometeu fortalecer a produção e transformação dos seus produtos.
Santos Luís, que cumpria o terceiro dia de contactos porta-a-porta, na ilha do Fogo, defendeu o reforço do sector secundário, com aposta na certificação e valorização dos produtos locais, tal como o café do Fogo, com potencial de exportação.
“Queremos fortificar a produção e a transformação destes produtos, para dar mais autonomia ao Fogo, tanto na agricultura como na pesca”, disse o líder da UCID, citado pela Inforpress.
Segundo analisou, a aposta nestes sectores poderá gerar mais emprego e dinamizar a economia local, evitando a saída dos jovens para outras ilhas ou para fora do país.
População “ávida” por mudança
Nos Mosteiros, terra natal do cabeça de lista da UCID para o círculo eleitoral do Fogo, Casimiro de Pina, João Santos Luís destacou a forma como a candidatura foi recebida pela população local, referindo que o contacto directo com os cidadãos confirma a vontade de mudança.
“Aqui nos Mosteiros estamos a ser muito bem-recebidos. As pessoas estão ávidas de mudança, jovens e menos jovens”, afirmou, acrescentando que esta percepção tem sido reforçada em diferentes localidades da ilha.
O candidato da UCID sublinhou, por isso, que “cada cidadão é um agente de mudança no dia 17 de Maio”, numa altura em que o país vive um ciclo prolongado de governação que, na sua visão, não tem respondido às necessidades dos mais vulneráveis.
“Já temos 50 anos de maiorias absolutas e a população mais frágil está a ser, todos os dias, humilhada”, disse.
Cinco partidos e mais de 500 candidatos efectivos
Para as eleições legislativas de 17 de Maio próximo, a campanha eleitoral conta com a participação das três forças políticas com assento parlamentar (MpD, PAICV e UCID), assim como a participação do PP e do PTS, que concorrem em apenas seis círculos eleitorais.
Estão em disputa 72 assentos na Assembleia Nacional, sendo 66 eleitos pelos círculos nacionais e seis pelos círculos da emigração. Ao todo, são mais de 500 candidatos efectivos em destaque na campanha, que arrancou a 30 de Abril, e decorrerá até às 24 horas do dia 15 de Maio.
Recorde-se que nas últimas eleições legislativas em Cabo Verde, no dia 18 de Abril de 2021, o Movimento para a Democracia (MpD) venceu com maioria absoluta, ao eleger 38 deputados, contra 30 do PAICV e quatro da UCID.

