PUB

Política

Parlamento: Deputados eleitos para a XI Legislatura tomam posse Quinta-feira, 18 de Junho (Corrigido)

Os deputados eleitos nas eleições legislativas de 17 de Maio tomam posse quinta-feira, 18 de Junho, na sessão constitutiva da XI Legislatura que também vai eleger o novo presidente e os restantes membros da direcção da Assembleia Nacional (Parlamento). A XI Legislatura marca um novo ciclo político em que o PAICV passa a deter uma maioria absoluta com 37 dos 72 deputados.

De acordo com a comunicação publicada no Boletim Oficial 106, II Série, a Assembleia Nacional reúne-se por direito próprio pelas 10:30 na sua sede, na Achada Santo António, na cidade da Praia, para formalizar a abertura dos trabalhos da XI Legislatura.

Logo no dia seguinte, sexta-feira, 19 de Junho, o Presidente da República, José Maria Neves, vai conferir posse ao presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Francisco Carvalho, no cargo de primeiro-ministro, bem como a toda a equipa que integrará o elenco governativo.

Mudança de ciclo político

Os resultados oficiais das eleições gerais ditaram uma mudança de ciclo político no país, com o PAICV a eleger 37 deputados, garantindo a maioria absoluta.

O Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 33 mandatos, enquanto a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) obteve dois deputados.

O PAICV conta com três deputados em Santo Antão, quatro em São Vicente, um em São Nicolau, dois no Sal, um na Boa Vista, um no Maio, sete em Santiago Norte, 10 em Santiago Sul, três no Fogo e um na Brava.

Na Diáspora, o partido da estrela negra conquistou quatro parlamentares: dois no círculo da América, um na Europa e Resto do Mundo, e um em África.

Já o MpD passa a contar com três deputados no círculo de Santo Antão, quatro em São Vicente, um em São Nicolau, dois no Sal, um na Boa Vista, um no Maio, sete em Santiago Norte, nove em Santiago Sul, dois no Fogo, um na Brava.

Na diáspora, o MpD elegeu dois deputados, sendo um pelo círculo da Europa e Resto do Mundo e outro pelo círculo de África.

Os dois deputados da UCID foram eleitos pelo círculo de São Vicente, completando assim a distribuição dos 72 assentos que compõem o hemiciclo nacional.

C/INFORPRESS

PUB

PUB

PUB

To Top