
Por: Rui Pereira
Há uma pergunta incómoda para as democracias: quando escolhemos um líder, estamos a escolher alguém para governar ou alguém em quem depositamos a esperança de sermos salvos? Nessa diferença reside uma contradição da política. O voto, instrumento de liberdade, pode transformar-se numa cerimónia de consagração pessoal; a liderança, necessária à governação, numa relação de devoção; e o cidadão pode entregar a autonomia crítica àquele que elegeu para o representar. Nesse território encontram-se duas figuras: o líder messiânico e o autoritarismo eleitoral. A questão é por que razão uma democracia aceitaria tal escolha.
O messianismo político nasce quando a confiança no dirigente se transforma em crença na sua excecionalidade. O líder deixa de ser mandatário temporário para surgir como intérprete privilegiado da vontade popular. Já não propõe um programa: oferece uma promessa de redenção coletiva. As dificuldades exigem a sua presença; os adversários tornam-se obstáculos ao destino nacional; as instituições parecem lentas perante a grandeza da missão. A política deixa de ser exercício plural da razão pública e aproxima-se de uma liturgia de fidelidades. O problema não está no carisma. Está no momento em que a admiração dispensa a fiscalização e a esperança substitui a responsabilidade.
O autoritarismo eleitoral segue outra via. Não precisa de abolir eleições ou dissolver parlamentos. Pode conservar urnas, campanhas, partidos e discursos constitucionais, enquanto restringe as condições de uma competição livre. A contradição: utiliza a linguagem da soberania popular para enfraquecer os mecanismos que permitem ao povo exercê-la. A vitória eleitoral deixa de ser mandato limitado e passa a ser invocada como autorização ilimitada. Mas ganhar eleições não equivale a possuir a democracia. A maioria governa legitimamente; não se torna proprietária do Estado, da Constituição ou da verdade política.
Há uma terceira possibilidade: o encontro entre messianismo e autoritarismo eleitoral. O primeiro oferece a personagem; o segundo pode oferecer o método. Um fabrica a convicção de que existe uma figura providencial; o outro transforma a legitimidade das urnas num argumento contra os limites do poder. Quando se reforçam, a popularidade justifica a concentração de autoridade e o controlo institucional passa a ser apresentado como obstáculo à vontade popular. O cidadão continua a votar, mas arrisca-se a perder a capacidade de contrariar quem venceu. É a democracia transformada num paradoxo: o povo é convocado para escolher, mas desencorajado de discordar.
A sociologia ajuda a compreender esta tentação. Em sociedades marcadas por desigualdades, expectativas frustradas, insegurança económica ou desconfiança nas instituições, a promessa de um salvador pode parecer mais convincente do que a complexidade das soluções coletivas. O messianismo simplifica: identifica um culpado, anuncia uma missão e promete uma saída. O autoritarismo apresenta a concentração de poder como resposta à lentidão democrática. Ambos podem explorar o mesmo cansaço social, embora não sejam equivalentes nem conduzam necessariamente um ao outro. Importa saber quando a procura de eficácia se converte em tolerância perante a diminuição das liberdades.
Não se trata de escolher entre uma personalidade providencial e um sistema que conserva eleições enquanto reduz liberdades. Trata-se de impedir que a esperança coletiva seja capturada pelo culto da personalidade e que a vontade maioritária se confunda com poder sem limites. A democracia não exige cidadãos sem entusiasmo; exige cidadãos capazes de conservar o espírito crítico mesmo perante aqueles em quem mais confiam
A reflexão deve chegar a Cabo Verde, não para rotular governantes ou partidos, mas para interrogar a nossa cultura política. Numa democracia assente no pluralismo, na alternância e na legitimidade constitucional, que lugar reservamos ao pensamento independente, à crítica pública e à autonomia institucional? Avaliamos dirigentes pelos resultados e pela prestação de contas ou pela intensidade das identificações partidárias? Sabemos distinguir lealdade política de submissão intelectual? Reconhecemos que a legitimidade de um governante não elimina a de quem o contesta? Não são perguntas acusatórias. São um exame de maturidade democrática.
Há também a responsabilidade dos partidos. Quando uma organização depende excessivamente da imagem de uma personalidade, arrisca trocar a produção de ideias pela administração de fidelidades. A liderança deixa de emergir de um projeto coletivo e este passa a depender da sobrevivência do líder. O partido pode continuar formalmente democrático, mas a vida interna empobrece quando divergência se confunde com deslealdade. O mesmo risco existe na oposição: também ela pode procurar um redentor, esperando que a popularidade substitua a construção de alternativas. O personalismo não tem monopólio ideológico. Pode instalar-se onde a pessoa se torne maior do que o princípio.
Importa não confundir autoridade com autoritarismo, nem liderança forte com messianismo. A democracia precisa de governantes capazes de decidir, mobilizar, assumir responsabilidades e responder por resultados; de maiorias estáveis, instituições eficazes e políticas públicas com continuidade. A fronteira democrática não está na intensidade da liderança, mas na relação com os limites: respeito pela oposição, independência da justiça, liberdade de imprensa, integridade eleitoral, transparência e possibilidade real de alternância. O teste não é apenas saber como um dirigente conquista o poder. É observar como o exerce quando encontra resistência — e como aceita a possibilidade de o perder.
Por isso, a pergunta do título contém uma armadilha intelectual deliberada. Líder messiânico ou autoritarismo eleitoral: qual preferes? Nenhuma das expressões constitui alternativa desejável à democracia constitucional. Não se trata de escolher entre uma personalidade providencial e um sistema que conserva eleições enquanto reduz liberdades. Trata-se de impedir que a esperança coletiva seja capturada pelo culto da personalidade e que a vontade maioritária se confunda com poder sem limites. A democracia não exige cidadãos sem entusiasmo; exige cidadãos capazes de conservar o espírito crítico mesmo perante aqueles em quem mais confiam.
O desafio das democracias contemporâneas não é apenas encontrar líderes extraordinários, mas construir instituições que não dependam de pessoas extraordinárias. Um país politicamente maduro pode admirar os governantes sem os sacralizar, reconhecer-lhes vitórias sem lhes conceder imunidade crítica e exigir-lhes eficácia sem renunciar à liberdade. A grandeza de uma liderança mede-se também pela capacidade de preparar a própria substituição. E a de um povo, pela consciência de que nenhum mandato eleitoral transfere definitivamente a soberania para quem o recebe.
E fica uma última pergunta, dirigida aos líderes, aos partidos e, sobretudo, aos cidadãos: queremos uma democracia em que o povo escolhe livremente quem governa ou uma democracia em que, depois de escolher, começa a acreditar que já não tem o direito de contrariar quem escolheu?
Porque o perigo não começa necessariamente quando um líder pretende tornar-se indispensável. Começa quando uma sociedade aceita que ele o seja.

