PUB

Covid-19

Pandemia: Jorge Barreto recomenda reforço das medidas sanitárias

O director Nacional da Saúde, Jorge Barreto, apela às pessoas para que não descuidem das medidas sanitárias, durante as comemorações natalícias e de fim de ano, como forma de contribuírem para a prevenção e não-propagação da Pandemia de COVID-19, em ordem a que não haja retrocessos nos ganhos já conseguidos.

Jorge Barreto realça que a situação de Cabo Verde, no que se refere à COVID-19, tende “a estar controlado”, mas adverte que é preciso manter-se ciente, porque, “qualquer descuido”, pode colocar em causa os ganho já conseguidos.

“As pessoas têm de entender que a situação, ainda, não está controlada. Temos uma tendência para o controlo, mas, ainda, não conseguimos fazer previsões”, sustenta Barreto – citado pela Rádio de Cabo Verde -, apontando,  como exemplo, a Europa, onde, “houve um período de acalmia, e, agora, está numa situação muito preocupante”.

Barreto avança que, recentemente, chegaram informações sobre casos de reinfecção, assim como, sobre uma nova mutação do vírus, pelo que é preciso entender que, “a situação, ainda, exige muita cautela”.

Ainda ele, “temos de nos conscienilizar que,  ainda é muito cedo para estar a baixar a guarda”.

No que diz respeito à proibição de festas públicas e a presença de um máximo de 15 pessoas nas celebrações familiares, Jorge Noel Barreto considera que “é uma medida bastante assertiva, uma vez que reduz a probalidade de, caso houver alguém infectado, este venha a transmitir, para muito mais pessoas”.

A este propósito, Barreto lembra a existência de  “casos assintomáticos, mas que podem transmitir a outras pessoas”.

E prossegue: “Cada um deve cumprir com as regras, pelo bem de todos. Se as pessoas não cumprirem as regras sanitárias, não haverá autoridades, polícias nem técnicos de Saúde suficientes, para dar conta do recado”, concluindo que  “pequenas atitudes assertivas, farão toda a diferença nesta epóca festiva”.

PUB

PUB

PUB

To Top