PUB

Ambiente

Ambientalista cabo-verdiano Herculano Diniz na final do concurso internacional “Future For Nature”

Os jovens Herculano Diniz, de Cabo Verde, e Richard Turere, do Quénia, representam o continente africano na final dos prémios de conservação da Future For Nature, fundação com sede na Holanda.

Numa lista de 10 finalistas, serão escolhidos, no primeiro semestre de 2021, três vencedores que irão receber 50 mil euros cada. Os concorrentes devem ter idade inferior a 35 anos.

Diniz, que lidera o Projecto Vitó – uma ONG que se dedica à preservação das tartarugas marinhas e da natureza nas ilhas do Fogo, Brava e Santiago, diz que se ganhar vai investir na criação de uma área protegida na ilha Brava.

O projecto Vitó foi criado em 2010 por um grupo de jovens com o objectivo de proteger as tartarugas marinhas.

Depois de conseguir apoio de algumas entidades nacionais e internacionais, alargou a acção para a protecção da natureza com enfoque no parque natural da ilha do Fogo e depois nas outras ilhas da região de Sotavento.

“Hoje em dia trabalhamos com plantas endémicas nas duas ilhas vizinhas Fogo e Brava”, além de répteis endêmicos e aves marinhas, afirma Diniz.

O projecto aposta também na sensibilização da população sobre a importância da protecção de espécies, o que leva Diniz a afirmar que “a educação ambiental é uma aposta válida”, e que o país é hoje, a nível mundial, o principal ponto de reprodução da espécie Caretta Caretta, ultrapassando a Flórida”.

C/ VOA

PUB

PUB

PUB

To Top