PUB

Destaques

Destaques da edição 719 do Jornal A NAÇÃO

CONTEÚDO PREMIUM

Programa do Governo
Cabo Verde sob pressão da Dívida Pública
Cabo Verde confronta-se, neste momento, com uma dívida pública que ultrapassa os 150% do Produto Interno Bruto. O Programa do Governo propõe reduzir o rácio desse indicador para 100%, a médio prazo. Enquanto isso, o Grupo de Ajuda Orçamental (GAO) pede maior transparência na dívida pública e limitação do apoio da dívida ao sector empresarial estatal.

Folha Policial
Violência reacende na Praia
A violência urbana parece estar de volta na cidade da Praia. No último fim-de-semana foram registados vários casos de agressão com recurso a arma de fogo. Na Vila Nova, um jovem foi assassinado a tiro. E na Calabaceira foi registado um tiroteio em plena luz do dia envolvendo um agente da Polícia Nacional na reforma.

Santa Cruz
Jovem luta para retomar apicultura
Apesar da seca prolongada, João Gomes Lomba vem lutando para implementar a apicultura no município de Santa Cruz, ilha de Santiago, rico em flora apícola. O projecto tem sido fomentado pela associação italiana Il Vercellese verso Santa Cruz com o intuito de resgatar uma actividade que teve lugar em Cabo Verde na década de 90.

 Caso Saab
Direitos Humanos da ONU não interfere no poder judicial
As pressões da equipa de defesa de Alex Saab intensificam-se nas vésperas desse empresário colombiano completar um ano da sua detenção na ilha do Sal e do Tribunal Constitucional se pronunciar sobre o caso. Depois de na semana passada ter chegado a Cabo Verde uma delegação alegadamente ligada aos direitos humanos, agora é vez de o Comité dos Direitos Humanos das Nações Unidas entrar em acção. Só que as decisões desse organismo são de cariz político e não interferem no poder judicial de nenhum país.

 TACV/Pilotos dispensados
Sindicato espera “rigor” no cumprimento da lei
Cerca de 40% dos pilotos da TACV/CVA vão ser despedidos (ou dispensados, como prefere designar a companhia). A medida, mal-aceite no seio da classe, deve abranger perto de 18 pilotos, especialmente aqueles que se encontram em idade de pré-reforma e os contratados mais recentemente, antes da pandemia. O Sindicato espera “rigor” no cumprimento da lei.

 Desporto
Jovane Cabral não abre nem fecha porta aos Tubarões Azuis
O atleta cabo-verdiano Jovane Cabral, que joga no Sporting Clube de Portugal, ainda não decidiu se vai ou não alinhar pela Selecção Cabo-verdiana de Futebol (Tubarões Azuis). O futebolista que se encontra de férias em Cabo Verde, confessa que ainda está a pensar se responde positivamente ou não a uma nova chamada para representar o seu país natal.

Tatuagens ganham cada vez mais força entre os cabo-verdianos
As tatuagens foram, ao longo do tempo, bastante discriminadas. Apesar do preconceito que ainda existe, essa forma de expressão vem conquistando o seu espaço. Gringo, Tijoll e Tony L-square são três tatuadores que dão cartas em São Vicente e na ilha do Sal.

 Esta Edição nº. 719, do Jornal  A NAÇÃO – que já está disponível em PDF! -, é feita, também, do já tradicional Caderno ETC.; assim como, das Opiniões de:  Carlos Delgado, Dália Gomes, Maria de Lourdes “Lou” de Jesus e Alexandre Gomes; a par da Coluna de Filinto

 

[woocommerce_non_members_only]

 

[/woocommerce_non_members_only]

[woocommerce_members_only keys=”assinante, cortesia, deposito_legal, fundador”]

[/woocommerce_members_only]

PUB

PUB

PUB

To Top