PUB

Economia

São Nicolau: Arranca projeto de ampliação do porto de pesca de Tarrafal

Este projecto vai permitir que o porto de Tarrafal de São Nicolau passe a receber embarcações semi-industriais, assim como aumentar a capacidade de captura de pescado, fornecimento de gelo e melhores condições para os pescadores da ilha. As obras têm um prazo de execução de oito meses.

Arrancam oficialmente esta quarta-feira,11, as obras de ampliação do porto de pesca de Tarrafal de São Nicolau.

O ministro da tutela, Paulo Veiga, garante que é um projeto “ambicioso”, e que, num primeiro momento, contempla o alargamento da estrutura portuária para permitir a atracação de embarcações semi-industriais.

“O que irá trazer para Tarrafal e para São Nicolau, em geral, será melhor capacidade de receber barcos semi-industriais, dar capacidade para instalação da fábrica de gelo que existe no porto, possibilidade de fornecer mais embarcações para pesca nos bancos de pesca no Noroeste, que são próximos da ilha, que permite abastecer embarcações que vêm de outras ilhas, como São Vicente ou mesmo Santiago”, elucida o ministro. 

O projeto de ampliação do porto de São Nicolau conta ainda, em uma segunda fase, com um complexo de pesca que já se encontra em obras.

“O projeto vai conceder, na parte inferior, um lugar de tratamento de pescado que depois iremos procurar certificar, para também exportar. E também na parte superior haverá um mercado para abastecer a ilha, mas não só o mercado de pescado, mas também a Câmara estava a pensar no mercado do município do Tarrafal”, avança.

O ministro do Mar assegura que o projeto da expansão do porto de pesca vai beneficiar, também, a fábrica SUCLA, tendo em conta que aumentando a capacidade de captura para a ilha de São Nicolau, aumenta-se também a capacidade de produção da fábrica de conservas.

Além disso, a aposta na formação dos pescadores locais e na conserva são outras condições apresentadas pelo governo para dar mais valor ao sector, em São Nicolau.

C/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top