PUB

Economia

Crise: CCS está a analisar medidas do Governo com atenção

Inforpress

O presidente da Câmara de Comércio de Sotavento (CCS) reconheceu, esta quarta-feira,30, a atenção do Governo para mitigar a crise provocada pela covid-19 e acrescida pela guerra na Ucrânia e disse que está a analisar as medidas anunciadas “com alguma atenção”.

Marcos Rodrigues, que falava à imprensa à margem de um encontro de trabalho com a secretária-geral da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – Central Sindical (UNTC-CS), Joaquina Almeida, disse que a CCS está a analisar as recentes medidas anunciadas pelo Governo para mitigar os efeitos da crise com “alguma atenção”.

Este responsável reconheceu, entretanto, a atenção do Governo neste sentido, destacando a questão da sustentabilidade das empresas.

“É bom que o Governo esteja atento e que vá, enfim, analisando os problemas que   existem do ponto de vista da questão das empresas porque é lá que estão os trabalhadores também e é lá que estão os patrões”, frisou.

Segundo o presidente da CCS, qualquer deslize que possa existir no mercado em relação ao arrefecimento do consumo, estarão numa “situação complicada” de empregabilidade, porque, justificou, “os patrões não podem continuar a aguentar a força do trabalho não tendo, enfim, a geração de riqueza”.

Preços congelados

O Governo anunciou na semana passada algumas medidas de mitigação dos efeitos da crise internacional, entre elas decidiu manter inalterados os preços do gás butano e combustíveis para a produção de electricidade, no mês de Abril, e estabelecer uma margem máxima de aumento de até 5% do preço actual, para outros produtos petrolíferos, nomeadamente gasóleo e gasolina.

O Executivo decidiu também pela estabilização do trigo, do milho, do arroz, de óleos alimentares e leite em pó, além do reforço das acções de fiscalização para evitar o açambarcamento de produtos alimentares de primeira necessidade e evitar a especulação de preços.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top