PUB

Cinema

Santo Antão: Curta metragem “Morabeza d’nos Gent” em exibição no Festival Oiá em São Vicente

A curta metragem “Morabeza d’nos Gent”, produzida em Santo Antão pela “Terra d’Soded” e o grupo teatral “Raiz de Porto Novo” estará em exibição hoje, Sexta-feira, no Oiá Baía, do Festival Oiá, em São Vicente. Com a duração de 15 minutos, a curta mostra a vivência e hospitalidade das gentes de Santo Antão. 

Produzido por Carlos Lopes, “Morabeza d’nos Gent” é o reflexo da hospitalidade característica do santantonsese. No caso, o enredo envolve um grupo de turistas portugueses que são acolhidos por agricultores num dia de chuva. A agricultura e outros temas rurais fazem parte da temática. 

A curta metragem é interpretada pelo grupo teatral “Raiz de Porto Novo” que integra uma nova geração de actores da ilha. Inspirados pelo conhecido grupo teatral Juventude em Marcha, “Raiz de Porto Novo chama a atenção pela abordagem de temáticas actuais e pertinentes como a violência doméstica, o alcoolismo e a luta contra os preconceitos condimentados com o bom humor que os caracteriza. 

Neste momento, a maior ambição do grupo é aprimorar as técnicas de representação que, entretanto, mas esta ambição está condicionada pela falta de meios na Ilha das Montanhas.

“Não há nenhum espaço apropriado para a prática do teatro aqui na ilha. Sentimos essa falta, não só de infraestruturas, mas também de formações para aprimorar a representação. Santo Antão é uma ilha cultural e sentimos essa necessidade de se olhar mais para a cultura”, lamenta Hugo Gomes um dos membros desse grupo com oito anos de existência.

A 5a edição do Festival Oiá decorre até 9 de Outubro em São Vicente.

PUB

PUB

PUB

To Top