PUB

Economia

Capacidade da ETAR de Santa Maria aumentada em 50%

A empresa APP Ambiente, concessionária do serviço de saneamento no Sal, vai inaugurar, esta quarta-feira, 30, as obras de ampliação da ETAR de Santa Maria, resultado de um investimento de 440 milhões de escudos. A obra, que permitiu ampliar a capacidade das ETAR em 50%, visa dar resposta ao crescimento da actividade turística na ilha.

O investimento, segundo nota da empresa, é resultado de um financiamento através da banca comercial nacional, em 90%, que se junta a mais 8% de recursos próprios 2% de financiamento a fundo perdido do projecto “Acesso à Energia Sustentável para Gestão da Água: Nexos Energia-Água”, financiado pelo Fundo Global para o Ambiente da UNIDO e pelo Governo.

A ampliação desta ETAR, segundo a mesma fonte, vai garantir o serviço a uma população residente de oito mil pessoas e a 14 mil turistas.

“A ETAR de Santa Maria foi alvo de uma ampliação da sua capacidade em 50%, passando assim, de um caudal de entrada máximo de 2.500 m3 /dia, para 3.750 m3/dia”, precisou a empresa.

Intervenções 

Para atingir este objetivo, explicou, foi construída uma nova linha de tratamento biológico, de 1.250 m3/dia, foi reforçado o pré-tratamento, a aeração biológica e ampliado o tratamento terciário com um novo processo de decantação lamelar.

O projeto de ampliação contemplou ainda a extensão da rede de esgotos com uma nova estação de elevação na zona hoteleira de Ponta Sinó e a correspondente linha de impulsão de 5 Km de longitude.

Este equipamento foi dotado, segundo a mesma fonte, de um sistema de separação de sólidos, gorduras e areias.

Sustentabilidade ambiental

Trata-se, sublinha a APP Ambiente, de uma aposta para a sustentabilidade, a preocupação pela preservação do meio ambiente e pela optimização dos recursos disponíveis.

Foi, por isso, incorporada uma segunda etapa ao tratamento terciário, para aumentar o número de usos da água regenerada, nomeadamente na agricultura alimentar.

“Com a disponibilidade de três tipos de água dessalinizada, foi construída uma linha dupla de adução de água regenerada ultrafiltrada e osmotizada de 5,2 Km de longitude até a zona de Palha Verde, na qual se localizam diversos empreendimentos agrícolas e aonde estão previstos novos projetos com os quais se pretende fomentar esta atividade na Ilha do Sal”, explicou.

Eficiência energética 

A obra contempla ainda a eficiência energética, através da instalação de dispositivos de optimização do rendimento dos equipamentos eletromecânicos e de iluminação LED e uma central solar fotovoltaica.

A ETAR de Santa Maria conta, ainda, com um posto de recarga de viaturas eléctricas.

A inauguração tem lugar amanhã, dia 30 de novembro, presidida pelo primeiro-ministro, José Ulisses Correia e Silva, nas instalações da ETAR de Santa Maria, pelas 15 horas.

PUB

PUB

PUB

To Top