A Empresa Pública de Electricidade de Cabo Verde (EPEC) avançou, esta segunda-feira,06, que uma nova avaria, verificada na noite de domingo, 05, desta vez no Grupo Gerador 8, na Central do Palmarejo, fará com que os cortes de energia programados continuem devido à falta de potência. Neste momento, a Central Elétrica do Palmarejo conta com apenas dois dos seis grupos geradores operacionais.
De acordo com um comunicado da EPEC, a avaria foi verificada por volta das 22h30 de domingo, 05 e logo as equipas da EPEC, do fabricante e do consultor externo foram analisar a causa da avaria e “trabalhar na resolução da ocorrência”.
Segundo a empresa, o primeiro diagnóstico aponta como causa provável “uma fuga de combustível, devido a parafusos encontrados desapertados na ligação do tubo à bomba” e mesmo depois das intervenções e várias tentativas de arranque, “o motor, estranhamente, ainda não arrancou”.
Apenas dois grupos geradores funcionais
Neste momento, a Central Elétrica do Palmarejo conta com apenas dois dos seis grupos geradores operacionais o que fará com que Santiago continue com défice de potência e continuarão os cortes programados por indisponibilidade de potência até à resolução da avaria do Grupo 8.
Já os grupos móveis alugados, provenientes do estrangeiro, têm chegada prevista para o dia 28 de outubro, o que, segundo a EPEC, permitirá reforçar a segurança e a capacidade de produção, “bem como mitigar eventuais avarias”.
Recorde-se que desde o início do mês de Setembro que a ilha de Santiago tem sido fustigada por uma crise energética, fruto de diversas avarias nos grupos geradores da Central do Palmarejo.
