Amílcar Andrade, ex-Presidente da Câmara Municipal do Maio, eleito em 1991, nas primeiras eleições autárquicas em Cabo Verde, faleceu esta Sexta-feira, vítima de doença prolongada. Amílcar Andrade, igualmente conhecido por Blá, também foi docente, tendo exercido o cargo de director do então Ciclo Preparatório da ilha do Maio.
Amílcar Andrade, 72 anos, enfrentava, há cerca de três anos, uma doença prolongada, vindo a falecer ao início da tarde desta Sexta-feira, 17 de Outubro, na ilha do Maio.
Referência inspiradora
A Câmara Municipal do Maio já manifestou o seu “sentimento de pesar e muita dor” pela morte de Amílcar Andrade, “cidadão engajado, professor e político” que “foi um dileto filho do Maio, tendo dedicado toda a sua vida à causa do desenvolvimento da nossa ilha e concelho”.
“Amílcar Andrade deixa uma marca profunda na história do Maio e nas suas diferentes etapas de desenvolvimento, sendo uma referência inspiradora para várias gerações de Maenses”, lê-se na nota de pesar da Câmara Municipal do Maio.
Em 1991, a candidatura de Amílcar Andrade às primeiras eleições autárquicas na ilha do Porto Inglês foi apoiada pelo Movimento para a Democracia (MpD), convertendo-se no primeiro presidente da Câmara Municipal do Maio eleito democraticamente, cargo que exerceu durante apenas um mandato.
C/INFORPRESS
