O Selecionador Nacional de futebol, sénior masculino, Pedro Leitão, “Bubista”, venceu hoje o prémio de Melhor Treinador Africano de 2025. Bubista superou a forte concorrência de selecionadores do Egpito, Marrocos e do Senegal. Esta distinção surge após a qualificação histórica e inédita de Cabo Verde ao Mundial 2026.
Este prémio é fruto de um trabalho que permitiu o 1.º lugar ao conjunto orientado por Bubista no apuramento ao Mundial 2026, ficando à frente de adversários como Camarões, Líbia, Angola, Ilhas Maurícias e Eswatini no grupo D do apuramento africano.
A campanha dos Tubarões Azuis começou com um nulo em casa frente à Selecção Nacional de Honras, um triunfo diante do Eswatini, por 2-0, seguiu-se uma pesada derrota consentida às mãos dos Camarões, por 1-4, e vitórias frente à Líbia e Ilhas Maurícias por 1-0.
Posteriormente, os pupilos de Pedro Bubista viajaram até a Luanda e levaram a melhor sobre as Palancas Negras, por 2-1, superaram as Ilhas Maurícias, por duas bolas a zero, e os Camarões pela margem mínima.
Na penúltima jornada empataram a três bolas com a Líbia e no derradeiro encontro fizeram a festa e carimbaram o passaporte para o Estados Unidos da América, México e Canadá depois de três bolas sem resposta frente ao Eswatini na cidade da Praia.
A CAF descreveu a jornada de Bubista e Cabo Verde rumo ao Mundial 2026 como uma viagem tranquila, inteligente e magistral, com o “toque de Bubista”.
A cerimónia de prémios CAF teve lugar na Universidade Politécnica Mohammed VI, em Rabat, Marrocos.
CAF AWARDS 2025: A lista de todos os premiados
Ballon d’Or Africano 2025
– Masculino: Achraf Hakimi (Marrocos)
– Feminino: Ghizlane Chebbak (Marrocos)
Jogador do Ano Interclubes
– Fiston Mayele (RD Congo)
Melhor Guarda Redes
– Masculino: Yassine Bounou (Marrocos)
– Femininao Chiamaka Nndozie (Nigéria)
Melhor jogador jovem
– Masculino: Othmane Maamma (Marrocos)
– Feminino: Doha El Madani (Marrocos)
Treinador do Ano:
– Pedro Leitão Brito “Bubista” (Cabo Verde)
Seleção do ano:
– Masculina: Marrocos Sub-20
– Feminina: Nigéria
Clube do Ano:
– Pirâmides Futebol Clube (Egito)
Melhor árbitro
– Masculino: Omar Artan (Somália)
– Feminino: Shamirah Peace (Uganda)
Prémio destaque CAF
Prémios atribuídos a diferentes personalidades tendo em conta os seus contributos para o desenvolvimento do futebol em África:
– William Ruto, Presidente do Quênia
– Samia Suluhu Hassan, Presidente da Tanzânia
– Yoweri Kaguta Museveni, Presidente do Uganda
Golo do ano
– Clément Mzize (Tanzânia)



