O candidato à liderança do MpD, Herménio Fernandes, disse Segunda-feira, 15 de Junho, que a sua candidatura visa unir, renovar e recuperar a confiança dos cabo-verdianos porquanto o partido atravessa uma fase “exigente da sua trajectória e necessita de renovação”. Fernandes defende que é necessária uma mobilização interna, visando a preparação para os próximos embates eleitorais, designadamente as eleições autárquicas de 2028.
Em entrevista à Rádio de Cabo Verde (RCV), citada pela INFOPRPRESS, o Presidente da Câmara Municipal de São Miguel (região de Santiago Norte) e antigo presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV) defendeu que os recentes resultados eleitorais impõem uma “reflexão profunda e a capacidade de corrigir o que não correu bem”.
Segundo o candidato, a sua principal motivação é contribuir para a união do MpD, reforçar a mobilização interna e criar condições para que a formação política volte a conquistar a confiança dos eleitores, preparando-se para os próximos embates eleitorais, com destaque para as eleições autárquicas de 2028.
Maior valorização das estruturas de base
Herménio Fernandes sustentou que o MpD necessita de recuperar a sua essência de partido “popular, aberto e participativo”, o que passa por uma maior valorização das estruturas de base, das assembleias concelhias e regionais, bem como dos militantes, que, na sua perspectiva, devem ter mais capacidade de iniciativa e influência nas decisões partidárias.
Caso vier a ser eleito presidente do partido, prometeu exercer uma liderança “forte e mobilizadora”, próxima das estruturas, dos territórios, das ilhas, da diáspora e dos militantes, com o objectivo de tornar o MpD “mais forte, mais moderno, mais coeso e preparado para recuperar a confiança dos cabo-verdianos”.
O candidato considera que o seu percurso político e autárquico lhe confere um conhecimento aprofundado dos municípios, das comunidades e da diáspora, experiência que entende ser uma mais-valia para aproximar novamente o partido das suas bases.
Alterações dos estatutos do partido
Entre as propostas apresentadas, indicou a intenção de promover alterações dos estatutos do MpD, visando adaptá-los às novas exigências e reforçar os mecanismos de participação interna.
Defendeu ainda um maior poder das estruturas locais na indicação de candidatos autárquicos e a deputados, bem como na apresentação de iniciativas destinadas à dinamização partidária.
Herménio Fernandes classificou a sua candidatura como um projecto de renovação com estabilidade, capaz de corrigir aspectos que considera menos conseguidos, sem deixar de preservar o legado histórico do MpD na consolidação da democracia e no desenvolvimento de Cabo Verde.
Para o candidato, o partido necessita de uma nova esperança que permita renovar a sua imagem, fortalecer a ligação com os jovens, as famílias e as comunidades, respondendo às aspirações dos cabo-verdianos e preparando uma nova etapa na sua vida política.
A próxima Convenção Nacional do MpD está prevista para os dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2026, conforme deliberação da Comissão Política Nacional do partido, na sequência das eleições legislativas de Maio.
Além de Herménio Fernandes, concorrem à liderança do MpD Orlando Dias, Paulo Veiga e Luís Filipe Tavares.
C/INFORPRESS

