PUB

Sociedade

Dom Filipe Cupertino Teixeira acusa a CEAST de ser “uma organização de brincadeiras”

O bispo Dom Filipe Cupertino Teixeira reagiu ao comunicado da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) que pediu aos fiéis a não assistirem a serviços por ele presididos, e diz que sua presença em Cabinda é culpa de Dom Filomeno Vieira Dias.
Dom Filipe Cupertino, que ainda se encontra em Cabinda em visita pastoral, disse que não é um bispo falso, não fugiu de Cabo Verde e tão pouco usa vestes litúrgicas da Igreja Católica.
Para Teixeira “o comunicado da CEAST é calunioso”.
Dom Filipe Cupertino Teixeira questiona a idoneidade da CEAST para emitir comunicados sem assinatura.
Para ele a CEAST “é uma organização de brincadeiras”.
Dom Filipe Cupertino Teixeira, foi consagrado bispo no dia 24 de Novembro de 2011, nos Estados Unidos da América.
Ele é bispo titular na Diocese de São Francisco de Assis da Igreja Católica das Américas em Brockton, Massachusetts.
POSIÇÃO DA CEAST
No fim-de-semana, o bispo Dom Filipe Cupertino Teixeira que Angola vive uma segunda colonização porque “enquanto uns se fazem ricos, outros vivem numa profunda crise”.
O bispo fez estas declarações durante uma sessão de ordenação dos primeiros diáconos da Igreja Católica Resgatadora das Américas em Cabinda.
As insinuações daquele responsável religioso terão criado um mal-estar no seio da CEAST, cuja relação com o actual Governo tem sido descrita como a melhor de sempre.
Num comunicado de imprensa tornado público nesta quinta-feira, 29, durante a abertura das celebrações da Semana Santa, a CEAST considera que Filipe Cupertino é um falso bispo que “usa indevidamente as vestes litúrgicas da Igreja Católica Apostólica Romana para confundir e despistar as pessoas menos atentas”.
A nota dos bispos alerta os fiéis a não participarem das celebrações de Filipe Cupertino.
Recorde-se que a igreja dirigida por Cupertino foi formada por dissidentes da Igreja Católica.
VOA
 

PUB

PUB

PUB

To Top