PUB

Mundo

Cimeira da Francofonia abre na capital senegalesa

A XV Cimeira da Organização Internacional da Francofonia (OIF) iniciou este sábado em Dakar, a capital do Senegal, na presença de 40 chefes de Estado e de Governo, dos quais os Presidentes senegalês, Macky Sall, e francês, François Hollande.
Discursaram durante a cerimónia de abertura o Presidente senegalês, Macky Sall, o secretário-geral da OIF cessante, Abdou Diouf, e o chefe de Estado da RD Congo, Joseph Kabila, Presidente em exercício da organização.
A reunião, que vai durar dois dias, será marcada pela eleição dum novo secretário-geral para suceder ao ex-Presidente do Senegal, Abdou Diouf, que ocupa este posto desde 2002.
Os cinco candidatos já declarados ao cargo de secretário-geral da OIF são a Canadiana Michaelle Jean, o Maurício Jean-Claude de l’Estrac, o antigo Presidente do Burundi, Pierre Buyoya, o diplomata congolês Henri Lopes e Augustin Nze Nfumu, da Guiné Equatorial.
A cimeira decorre sob o lema “Mulheres e Jovens na Francofonia: Vetores de Paz, Atores de Desenvolvimento”.
Ela foi precedida por vários encontros preparatórios, dos quais a reunião do Conselho Permanente da Franconia (CPF) e a Conferência Ministerial realizada quarta e quinta-feiras para determinar a agenda da cimeira.
Os chefes de Estado e de Governo vão discutir, entre outros, sobre o quadro estratégico relativo às grandes orientações da Francofonia para os próximos oito anos, o balanço dos compromissos assumidos durante a última Cimeira da OIF realizada em Kinshasa, na RD Congo, bem como a Declaração Final e resoluções da reunião de Dakar.
Fonte: Lusa

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top