PUB

Sociedade

Alunos do ensino básico instruídos no combate a VBG

O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade do Género (ICIEG) entregou, esta terça-feira, aos alunos do ensino básico do Paiol, Praia, um conjunto de materiais lúdicos desportivos. Esta acção enquadra-se no programa de Implementação da Lei Especial sobre VBG, que tem beneficiado 16 escolas Promotoras de Igualdade nas ilhas de Santiago, Fogo e Sal.
São materiais dos mais diversos tipos. Desde de bolas e cestos de basquete, puzzle, arco de ginástica, livros de pintura entre outros.
A técnica de ICIEG e responsável pela área de VBG, Elsa Fortes, diz que este donativo vai contribuir para o desenvolvimento de uma educação com perspetiva de género: “estes brinquedos permitem que os alunos aprendam, na prática, o comportamento de igualdade. Já não vão diferenciar brinquedos de meninas e de meninos. Todos jogam os mesmos jogos. E agora em vez de as crianças brincarem de forma violenta no recreio, vão mudar de comportamento porque já tem com que se ocupar”.
A Gestora da Escola Básica de Paiol, Mónica Ortet, disse que estes materiais vieram na hora certa e terão um impacto tanto dentro como fora da escola.
“Agradecemos por terem escolhido a nossa escola para ser promotora da igualdade. Esta é uma grande oportunidade, porque já temos condições para trabalhar e marcar diferença nesta comunidade. Tudo para dar o nosso contributo na erradicação da violência baseada no género. Esperamos contar com o apoio da ICIEG para dar continuidade ao programa”, realça.
A entrega dos materiais lúdicos desportivos contou com a presença da ministra Adjunta e da Saúde, Cristina Duarte, que contou historias e desafiou os alunos a trabalharem na promoção da igualdade.
“Meninas e rapazes tem igual valor, não somos iguais porque temos as nossas diferenças. As pessoas têm de ver as diferenças, mas não podemos deixar de ter os mesmos direitos e respeito. O que vocês estão a aprender hoje é que vai fazer-vos homens e mulheres de futuro. Não há inferior e superior entre pessoas humanas. O valor de cada um de nos está em nos mesmos. Portanto, ninguém pode dar-vos ou tirar valor”, sublinhou.
A Escola Promotora da Igualdade surgiu no âmbito do Projecto de Implementação da lei VBG, financiado no valor de meio milhão de contos pelo Fundo Fiduciário das Nações Unidas para eliminar a violência contras as mulheres.
DP

PUB

PUB

PUB

To Top