PUB

Fogo

Portugal envia duas ambulâncias para Cabo Verde

Deverão chegar ainda esta terça-feira a Cabo Verde duas ambulâncias vindas de Portugal, para apoiar o arquipélago no situação de apoio e ajuda aos evacuados do vulcão do Fogo, que há mais de 15 dias entrou em erupção e causou para já 1200 desalojados.

O anúncio foi feito por José Maria Neves, PM de Cabo Verde, aos jornalistas, dando conta que esta é já a segunda resposta de Portugal ao pedido de ajuda no quadro da erupção vulcânica que assola a ilha do Fogo.

Neves apelidou as ajudas de “importantíssimas”, nomeadamente estas e as provenientes de Angola que, segundo o mesmo, deverá enviar um barco e pelo menos um avião com vários equipamentos, materiais de construção e outros, para além de meios aéreos e marítimos para apoiar as operações da protecção civil na ilha do Fogo.
Estas ajudas juntam-se as referidas ambulâncias a caminho das ilhas, enviadas por Portugal, além de outros equipamentos. O país luso já havia enviado uma Fragata com helicóptero, wc´s, colchões, tendas, comida, cobertores, equipa médica, entre outros materiais, que chegaram ao Fogo na passada quinta-feira e que já estão de regresso à cidade da Praia, na tarde desta segunda-feira.
Recorde-se que as lavas já destruiram Chã das Caldeiras e grande parte de Bangueira. Segundo fonte oficial do Governo, as lavas poderão ganhar “mais velocidade em virtude do declive naquela zona e vir a atingir outros aglomerados, em particular Fernão Gomes, obrigando a novas medidas emergências”.
Ainda de acordo com José Maria Neves, poderá ser necessário proceder à evacuação de outras localidades, já fora de Chã das Caldeiras, nomeadamente Fernão Gomes, sendo que “toda a protecção civil, a equipa medica, as forças armadas, a Polícia estão no terreno a acompanhar passo a passo a situação, a fazer o monitoramento do vulcão para tomarmos as medidas que se impõem”.

PUB

PUB

PUB

To Top