PUB

São Vicente

RTC assinala os 40 anos de tomada da Rádio Barlavento

A delegação da Rádio Televisão Cabo-verdiana (RTC) organiza esta terça-feira um conjunto de actividades para comemorar os 40 anos da tomada da Rádio Barlavento, e consequentemente da criação da Rádio Voz de São Vicente, que se assinala a 9 de Dezembro.
Um dos pontos altos da programação incide sobre uma conferência, versando o tema “Da Rádio Voz de São Vicente à Rádio de Cabo Verde – 40 anos ao serviço da Nação”. Evento realizado em parceria com a Universidade Lusófona de Cabo Verde e com apoio de outras instituições de ensino superior, que pretende debater o papel da rádio no desenvolvimento de Cabo Verde pelos jornalistas José Leite, Fernando Carrilho e Carlos Lima.
Devido às incidências da catástrofe do Vulcão do Fogo, a direcção da RTC em São Vicente decidiu suprimir a parte ‘festiva’ da programação pretendida. No entanto, boa parte da programação da Rádio de Cabo Verde nesta terça-feira será dedicada à efeméride, com ‘vozes da época’ e entrevistas a vários actores da história da rádio no país.
A tomada da Rádio Barlavento, na Praça Nova, no Mindelo, deu-se a 09 de Dezembro de 1974 por um grupo de populares, constituído na maioria por jovens revoltados com os conteúdos da programação dessa estação emissora.
Após a tomada pelos populares das instalações no antigo Grémio Recreativo Mindelo, criou-se a Rádio Voz de São Vicente, depois Rádio Nacional de Cabo Verde, RNCV, que, por sua vez, foi extinta e deu lugar a actual empresa RTC com as componentes rádio e televisão.

PUB

PUB

PUB

To Top