PUB

Economia

Carriçal vai ter electricidade em breve

A Câmara Municipal da Ribeira Brava, São Nicolau, vai lançar, esta sexta-feira, 19, a primeira pedra do projecto de electrificação da povoação de Carriçal, com recurso às energias renováveis.
Carriçal, que fica a 42 km da sede do município, é a única localidade que ainda não dispõe de energia eléctrica no concelho. Embora existam quatro estruturas na comunidade que beneficiam de energia eléctrica através de energia solar, nomeadamente o Centro Social, a Unidade Sanitária de Base (USB) e a escola primária fornecida por uma pequena central fotovoltaica montada em Abril de ano passado.
Esta iniciativa resultou de uma parceria entre a ONG luxemburguesa, Cap Vert Espoir et Développement, e a Câmara de Fuellen, no Luxemburgo, com a qual a edilidade da Ribeira Brava está geminada.
Agora Carriçal vai beneficiar do projecto de fornecimento de energia renovável que já vem sendo planificado há já alguns anos pela edilidade Ribeira-bravense, enquadrado num plano de penetração das energias renováveis no Município, com a pretensão de se atingir, até 2018, a meta de 40%.
Esse projecto estimado em cerca de 19 milhões de escudos aproximadamente. Para além do financiamento da Câmara Municipal, há parcerias do GEF, da ONUDI, do ECREEE, da APP e do MTIE.
No mesmo dia vão ser inaugurados o Jardim Infantil de Carriçal, construído de raiz e financiado pela Câmara Municipal da Ribeira Brava e pela ONG francesa “Un bateau pour S. Nicolau”, e o calcetamento das ruas da localidade. Actividades essas que estão enquadradas nas Festas do Município, comemorado a 6 de Dezembro.
 

PUB

PUB

PUB

To Top