PUB

Política

Governo repudia tentativa de assassinato de filho do primeiro-ministro

O Governo de Cabo Verde repudiou hoje a tentativa de assassinato do filho mais velho do primeiro-ministro do país, ocorrida na terça-feira à noite, e prometeu continuar a combater “sem tréguas” a criminalidade no arquipélago.
Num comunicado enviado hoje à imprensa, o Governo cabo-verdiano informou que o estado de saúde do filho de José Maria Neves é “estacionário”, depois da “pronta resposta” dos profissionais de saúde e de uma cirurgia no Hospital Agostinho Neto (HAN).
Na nota do Gabinete de Comunicação e Imagem, o executivo indicou que está a trabalhar “ativamente” com as autoridades no sentido de apoiar a investigação e esclarecer o caso, que “chocou a opinião pública cabo-verdiana”.
“Enquanto decorrem as investigações, o Governo deixa à sociedade cabo-verdiana uma mensagem de calma e de serenidade”, referiu o executivo, que agradeceu a onda de solidariedade para com a vítima e o primeiro-ministro.
“Tudo está a ser feito para esclarecer a situação e garantir a segurança das pessoas e das instituições”, acrescentou.
José Luís Neves terá sofrido uma tentativa de assassinato na terça-feira à noite à porta da sua casa, num dos bairros da Cidade da Praia, alegadamente por homens encapuzados.
Segundo a imprensa cabo-verdiana de hoje, a vítima, de 36 anos, foi atingida com quatro tiros na zona do abdómen.
Fontes do gabinete do primeiro-ministro disseram à Lusa que José Luís Neves está numa situação estável e a receber visitas, inclusive de José Maria Neves.
Seguiram-se outros membros do Governo, a nova presidente do Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada, o líder parlamentar do partido, Felisberto Vieira, familiares e amigos, entre outros.
A diretora clínica do HAN, Maria do Céu Teixeira, indicou à imprensa que as primeiras 48 horas após a cirurgia são fundamentais para saber da evolução do estado de saúde do paciente.
José Luís Neves é economista, formado pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) de Lisboa.
No início do ano deixou o cargo coordenador do Observatório do Emprego de Cabo Verde, após dois anos a frente deste órgão do Governo do país.
Fonte: Lusa
 

PUB

PUB

PUB

To Top