PUB

Saúde

Missão Técnica no domínio da Saúde de Portugal visita Cabo Verde

Uma missão técnica da área da saúde de Portugal vai estar em Cabo Verde entre 2 e 6 de Março. A missão enquadra-se no âmbito do Protocolo de Colaboração Técnica na área da Saúde celebrado entre Portugal e Cabo Verde por ocasião da III Cimeira Luso- Cabo-verdiana que decorreu em Lisboa em dezembro de 2014.
A comitiva integrará representantes da Direção Geral de Saúde (DGS), da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e do Instituto Português do Sangue e Transfusão (IPST).
O objectivo passa pelo aprofundamento do diálogo com os parceiros cabo-verdianos, mas também para que a equipa possa fazer um levantamento das necessidades locais, identificar eventuais constrangimentos, recolher informações sobre as intervenções que estão a ser desenvolvidos pelos parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde, com atuação neste setor.
Segundo a Embaixada de Portugal os especialistas portugueses irão ainda explorar eventuais complementaridades e sinergias a criar no sector da saúde, assim como identificar novas oportunidades de cooperação.
Essas oportunidades e sinergias identificadas poderão depois constar do quadro do próximo Programa de Cooperação a estabelecer para o quadriénio 2016-2019.
Paralelamente, decorrerá também na Praia a IX Reunião da Comissão Mista instituída ao abrigo do Protocolo de Cooperação celebrado entre os Ministérios da Saúde de Portugal e Cabo Verde no domínio dos Cuidados Nefrológicos, assinado em abril de 2008.
O programa inclui encontros de trabalho com os diferentes serviços entre eles o INPS – Instituto Nacional de Previdência Social, a ARFA – Agência Regulação e Supervisão Produtos Farmacêuticos e Alimentares, o Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros, o NOSi – Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação e a Cruz Vermelha.
Do mesmo modo, encontram-se previstas visitas aos Hospitais Agostinho Neto e Regional de Santiago Norte, assim como aos Centros de Saúde de Tira- Chapéu e de Santa Cruz.
As conclusões produzidas no contexto da missão serão apresentadas e discutidas depois com a Ministra Adjunta e da Saúde, Cristina Fontes Lima, num encontro que terá lugar na manhã do dia 06 de Março.

PUB

PUB

PUB

To Top