PUB

Sem categoria

Destaques da edição 396 do Jornal A NAÇÃO

DEPUTADOS CONTRA-ATACAM COM SALÁRIOS DOS GESTORES PÚBLICOS
Os grupos parlamentares do PAICV e do MpD vão avançar com uma proposta de lei no sentido de alinhar todos os salários dos gestores públicos ao do Presidente da República. Os deputados querem, assim, fazer cumprir uma velha promessa do primeiro-ministro no âmbito das 100 medidas do programa “Mudar para Competir”: ninguém no sector público pode ganhar mais que o Chefe do Governo.
JORGE CARLOS FONSECA ENTRE ESPADA E PAREDE: DISSOLUÇÃO DO PARLAMENTO PODE SER ALTERNATIVA
Jorge Carlos Fonseca está colocado perante o maior desafio dos seus cerca de quatro anos de mandato presidencial. Perante a onda de indignação popular face ao novo Estatuto de Cargos Políticos aprovado na semana passada no Parlamento, JCF vai adoptar uma atitude corajosa e enfrentar a espada, ou vai se sujeitar às pressões e encostar-se à parede? A dissolução do Parlamento pode ser uma via para resolver esse imbróglio.
PCA DA ENAPOR E COORDENADOR DO CLUSTER DO MAR COM VENCIMENTOS MILIONÁRIOS
O salário do novo presidente do Conselho de Administração (PCA) da Enapor deve passar de um valor a rondar os 200 e tal contos mensais para cerca de 600 contos. O montante está negociado e significa um aumento acima de 100 por cento (%) no salário do chefe da empresa de administração dos portos. Muito próximo ficará o vencimento do coordenador do Núcleo Operacional do Cluster do Mar (NOCM), que, como já estabelece a lei, vai ganhar 95% do salário do PCA da Enapor e usufruiu de outras regalias.
TRANSPORTES MARÍTIMOS: ARMADORES CONTRA NOVA LEI DA IDADE DOS BARCOS
A questão da idade das embarcações, como assegura Adriano Ferreira, é um dos assuntos que têm estado em cima da mesa nas diversas reuniões feitas pela ACAMM, depois da aprovação do decreto-lei que define as bases de concessão e exploração do serviço público de transporte marítimo inter-ilhas, em Janeiro passado. Um diploma que, entre outros itens, estabelece 15 anos como a idade máxima para se atribuir licença a uma embarcação que chegue a Cabo Verde.
SÃO VICENTE: MINDELENSE A UM EMPATE DO TÍTULO
A quatro jornadas do fim do campeonato regional de futebol na ilha de São Vicente só falta ao Mindelense mais um empate para se sagrar campeão. Os “leões da Rua d’Praia” têm uma vantagem de 12 pontos sobre o Amarante, segundo classificado do regional, podendo fazer a festa antes mesmo de entrar em campo.
DIÁSPORA: ASSOCIAÇÃO “NÔS DI TCHADA I AMIGOS” HOMENAGEIA KIM ALVES
A Associação “Nôs di Tchada i Amigos” (baseada nos Estados Unidos da América, EUA) vai homenagear o multi-instrumentista, produtor e compositor cabo-verdiano, Kim Alves. O evento está marcado para este sábado, 4, a bordo de um cruzeiro com a participação de vários artistas. Kim Alves, menino da Achada Santo António (ASA), diz sentir-se muito honrado com a homenagem.
CULTURA: AME-CV’2015 com maior presença de África
Está aí mais um intercâmbio cultural da música que se faz no transatlântico. A capital de Cabo Verde, Praia, recebe a partir de segunda-feira, 6, a terceira edição do Atlantic Music Expo (AME-CV). A organização garante estar tudo a postos, para aquela que é a última edição com a chancela do Ministério da Cultura e, curiosamente, aquela que maior presença africana tem. Para o ano, a WOMEX, que actualmente produz o festival com a Harmonia, LDA, assumirá as rédeas do evento, juntamente com produtores locais, numa parceria público-privada, mas muito está ainda em aberto.
Esta  edição  nº  396, do   Jornal   A  NAÇÃO, que chega às bancas  nesta quinta-feira, 02 de Abril, traz, um Caderno especial sobre a ILHA DE SÃO NICOLAU, assim como as colunas de Marciano Moreira e de Margarida Fontes.

PUB

PUB

PUB

To Top