PUB

Desporto

Eduardo “Dau” Mendes conquista duas medalhas de Ouro em Kickboxing no Campeonato do Mundo

Eduardo “Dau” Mendes conquistou 2 medalhas de ouro em nome de Cabo Verde, na primeira delegação oficial do país, no ISKA (Internacional Sports Kickboxing Association) World Championships 2015, que aconteceu este fim-de-semana em Portimão, Portugal.
Depois da conquista do título de campeão Intercontinental no passado dia 11 de Abril em França, o veterano atleta fez uma «prestação de sonho» e conquistou o lugar mais alto do pódio para Cabo Verde.
Numa prova com a presença de mais de 25 países e 450 atletas em competição e com a primeira participação oficial de Cabo Verde, “Dau” não podia estar mais contente com este resultado. O atleta cabo-verdiano radicado e a treinar no Vos Gym Portugal conquistou as medalhas de ouro nas categorias de Heavywheight (+95 Kg) e Light Heavywheight (-95 Kg).
Na categoria de Light Heavywheight, o atleta cabo-verdiano encontrou 2 adversários onde no final conseguiu conquistar por decisão do colectivo de juízes. Na categoria de pesados a história foi bem mais rápida, pois logo no primeiro assalto da final o atleta cabo-verdiano venceu o seu adversário por KO técnico e conquistou logo o lugar mais alto do pódio. Assim, por 2 vezes ouviu-se o hino de Cabo Verde na cerimónia de entrega de medalhas.
No final Eduardo Mendes aproveitou para dizer “obrigado a todos pelo apoio, pois esta vitória é nossa. Quero agradecer a Deus por estar sempre comigo nos bons e maus momentos. Esta medalha é dedicada a Cabo Verde, a Portugal e ao patrocinador COMBINADO de Cabo Verde”.
Também na mesma competição, participaram nas suas respetivas categorias os luso-caboverdianos Luís “Nhames” Morais (Vos Gym Portugal), Helder “Dotche” Carvalho (Dinamite Team), Luís Malyck Tavares (Dinamite Team) e Nuno Furtado (Dinamite Team) em representação da armada lusa. Estes 4 atletas responderam também da melhor forma, e sem nunca esquecer Cabo Verde, conquistaram as medalhas de ouro neste campeonato.
Luís Morais fez 2 combates na sua categoria de -91kg, e mesmo estando lesionado na mão após o combate contra a Alemanha, conseguiu levar por vencida a contenda e ultrapassar na final o seu adversário vindo de Inglaterra. Luís Malyck Tavares, que saiu de Cabo Verde com 11 anos de idade, e que já neste ano se tinha sagrado pela 2ª vez consecutiva com a medalha de Ouro de Muaythai (boxe tailandês) em Banguecoque, também conquistou a medalha de ouro em -81 Kg. Helder “Dotche” Carvalho, que é campeão Nacional de Muaythai em Portugal, conquistou também a medalha de ouro neste campeonato em -75Kg contra a Alemanha. Nuno Furtado também foi feliz na sua primeira competição internacional em que conquistou igualmente a medalha de ouro na sua categoria.
Ausente deste campeonato esteve Nelson Moreira (campeão da Europa) que era uma das aspirações à medalha de ouro. Por motivos de agenda competitiva, no qual o atleta cabo-verdiano irá disputar em Espanha o título do Mundo Hispânico de Muaythai a 23 de Maio, a sua treinadora Dina Pedro (Dinamite Team Portugal) preferiu reservar a participação para este difícil embate contra o atual campeão espanhol da modalidade.
Foi uma prestação histórica, em que todos os participantes originários de Cabo Verde, acabaram por ser os merecidos medalhados de ouro em Portugal. A próxima edição da prova será em 2016 em Itália, onde se espera mais uma excelente participação a elevar o nome de Cabo Verde no panorama internacional.
 

PUB

PUB

PUB

To Top