PUB

Santiago

Santa Cruz: Homens ao comando? A importância do género e da família…

Os centros de desenvolvimento social da ilha de Santiago debateram durante todo o dia desta sexta-feira, 22, na Cidade de Pedra Badejo, o tema “ Homens ao Comando? Igualdade de Género e Direito das Crianças nas Famílias Contemporânea”.  Uma conferência que aconteceu no âmbito do dia da família, 15 de Maio.
Segundo o director-geral da Solidariedade Social, Lamine Tavares, o encontro visava chamar a atenção das pessoas para os valores que norteiam a família. “Trouxemos vários temas relevantes no domínio da educação e género, de forma a apelarmos às pessoas para a constituição da família estribada nos valores positivos, de espírito de entreajuda e educação”, disse.
Lamine Tavares mostra-se preocupado como o facto de os jovens actualmente preferirem uma reprodução independente em vez de constituírem família com base na comunhão e partilha. “Foi a partir disso que aproveitamos para abordar a importância da presença dos pais na educação dos filhos, bem como do papel deles na orientação das crianças sobre os valores que norteiam a sociedade”, explicou.
Por seu lado, a coordenadora do Centro de Desenvolvimento Social de Santa Cruz, Carla Freire, regozijou-se com a iniciativa e diz acreditar que é possível enfrentar os desafios que se colocam hoje em dia à família cabo-verdiana. “Se quisermos ter uma sociedade melhor temos que trabalhar a família que é o seu pilar”, frisa.
O evento que contou com a presença da presidente da Associação Dona Ana, Ana Hopffer Almada, que apresentou um painel “o papel da família na educação dos seus membros”, também albergou uma feira de saúde.
De referir ainda que o encerramento da conferência esteve a cargo da ministra da Juventude, Emprego e Solidariedade, Janira Hopffer Almada.

PUB

PUB

PUB

To Top