PUB

Ambiente

A central fotovoltaica de Monte Trigo alcança os 100 MWh

No mês de Junho a Central Fotovoltaica de Monte Trigo superou os 100 MWh acumulados desde o início da actividade, em Fevereiro de 2012. O Sistema Eléctrico de Monte Trigo, primeiro sistema eléctrico autónomo do país com recurso a geração 100% renovável, garante o serviço eléctrico contínuo aos 274 habitantes da aldeia piscatória de Monte Trigo mediante 75 ligações domésticas e ainda aproveita os excedentes para a produção de gelo que se destina à principal actividade económica desta localidade hiper-isolada do sul do concelho do Porto Novo, na Ilha de Santo Antão.
Para além da geração de 100 MWh, a operação desta Central Eléctrica, que tem uma potência instalada de 39 kWp, evitou o consumo de cerca de 29.000 litros de gasóleo e a emissão de 87 Toneladas de gás CO2, o mais agressivo para a camada de ozono que provoca as mudanças climatéricas.
O Sistema Eléctrico de Monte Trigo e a Linha Eléctrica de Tarrafal foram construídos no quadro do projecto SESAM-ER (Serviço Energético Sustentável para povoações rurais Isolados Mediante Micro-redes com Energias Renováveis na ilha de Santo Antão), co-financiado pela União Europeia (em 75% através do Programa Energy Facility) e Câmara Municipal do Porto Novo (25%), e executado por um consórcio de empresas coordenado pela Águas de Ponta Preta, Lda.
O conjunto de actuações contempladas no SESAM-ER, permitindo diminuir o isolamento das comunidades de Monte Trigo, Tarrafal de Monte Trigo e Chã de Alto São Tomé, melhorando as condições de vida dos seus 1.200 habitantes com a garantia e continuidade do serviço de abastecimento de electricidade.

PUB

PUB

PUB

To Top