PUB

Economia

Taxa de Inflação Homóloga mantêm-se em 0,3%

A taxa de inflação homóloga registada pelo Índice do Preço ao Consumidor (IPC), do mês de Maio, manteve-se nos 0,3 pontos percentuais face ao mesmo valor do mês anterior.
Segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), a variação mensal observada entre Abril e Maio deste ano foi de 0,2 por cento (%), valor superior em 0,5p.p. registado em Abril.
Já em relação à variação média dos últimos 12 meses fixou-se em -0,3%, o mesmo valor registado no mês anterior, mantendo o gráfico com o mesmo equilíbrio do mês anterior.
A contribuição com valores mais expressivos vieram, igualmente como no mês anterior, dos acessórios, equipamento domésticos e manutenção corrente da habitação com +5,3%, bens serviços diversos +4,9%, bebidas alcoólicas e tabaco +2,4%, vestuário e calçado +2,1%, produtos alimentares e bebidas não alcoólicas +1,7%, saúde +1,3% e hotéis, restaurantes cafés e similares +1,1%. Por outro lado as classes que contribuíram de forma negativa para essa variação mensal foram de ensino com -0,8%, transportes -2,7% e rendas de habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis -5,7%.
As principais subidas de preço foram registadas nos sub-grupos de transporte aéreos de passageiros, produtos alimentares, artigos para vestuário, bens domésticos não duradouros enquanto as principais descidas de preços são dos equipamento de som e imagem, águas minerais, refrigerantes e sumos, têxteis de uso doméstico, pequenos aparelhos domésticos elétricos.
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top