PUB

Desporto

COC organiza atividades desportivas em sete ilhas para celebrar Dia Olímpico

O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) promove, entre os dias 20 e 28, perto de 30 iniciativas de cariz desportivo em sete ilhas do arquipélago, inseridas nas celebrações do Dia Olímpico, em comemoração da constituição do Comité Olímpico Internacional (1894).
O Dia Olímpico é celebrado a 23 de junho, mas as atividades terão a duração de uma semana com o objetivo de disseminar os valores do Olimpismo no seio das comunidades nacionais.
Depois da primeira edição, em 2014, do Dia Olímpico, o COC vai organizar, este ano, um mega evento de dimensão internacional para celebrar a efeméride.
Este evento vai animar as ilhas da Boa Vista, Sal, Santo Antão, São Vicente, Fogo, Brava e Santiago com 30 atividades de cariz desportivo.
As iniciativas desportivas começam logo no dia 20, na Ilha da Brava com torneios de futebol e basquetebol, e apenas terminam no dia 28, com um torneio de andebol de praia, no Tarrafal de Santiago.
Os pontos altos destas atividades vão decorrer na cidade da Praia, com a tomada de posse das Comissões Permanentes e Consultivas do Comité Olímpico Cabo-verdiano, assim como da Academia Olímpica Cabo-verdiana, no dia 20 de junho, na sala do Munícipe da Câmara Municipal da Praia.
A 22 de junho, o Comité Olímpico, em parceria com a Universidade Única, vai realizar uma atividade de demonstração e participação desportiva no Estabelecimento Prisional da Praia com o objetivo de sensibilizar os reclusos aos valores olímpicos da Amizade, Respeito e Igualdade.
No dia seguinte, 23 de junho, o mestre Emanuel Charles D’Oliveira, presidente da Academia Olímpica, vai realizar uma Aula Magna sobre os valores olímpicos e, no dia 24 de junho, o Professor Catedrático Português Gustavo Pires irá ministrar uma palestra sobre o Movimento Olímpico Internacional.
Destaque também para a tradicional corrida olímpica, a 27 de junho, com a partida marcada para as 9.00 horas na sede do COC – o fim da corrida será no Plateau, onde estará montado um sarau olímpico com a presença de vários parceiros do Comité, entre eles, a campanha HeForShe, Associação Bons Amigos e Associação de Defesa do Ambiente.
Neste sarau será possível assistir a demonstrações/ competições do Comité Paralímpico Cabo-verdiano, Associação de Karaté de Santiago Sul, Associação de Basquetebol de Santiago Sul, Federação Cabo-verdiana de Atletismo, Associação Regional de Andebol de Santiago Sul, Forças Armadas Cabo-verdianas, e-Fit e da Federação Cabo-verdiana de Boxe.

PUB

PUB

PUB

To Top