PUB

Sem categoria

Destaques da edição 407 do Jornal A NAÇÃO

DIPLOMACIA: RENDER DA GUARDA DE EMBAIXADORES
Tânia Romualdo (China), Jacqueline Pires Ferreira (Alemanha), Daniel Oliveira (Cuba), Carlos Semedo (Luxemburgo) e Felino de Carvalho (Guiné-Bissau) são os novos embaixadores de Cabo Verde a designar e que em breve mudam de pouso. Realce também para António Nascimento, antigo chefe dos SIR (Serviço de Informação da República), que passa a número dois da embaixada em Washington.
CONSUMO DE “LIXO” PROVOCA DESMAIOS NO LICEU DA VÁRZEA
Mais de dez alunas do Liceu “Cônego Jacinto”, na cidade da Praia, sentiram-se mal durante as aulas. Vômitos, dores de barriga e desmaios foram os sintomas que, segundo consta, resultaram da ingestão de uma bebida alcoólica denominada de “lixo”. As autoridades estão a investigar o caso.
ENAPOR: AMADEU OLIVEIRA “ENCURRALA” GOVERNO E PEDE CABEÇA DE CARLITOS FORTES
O advogado Amadeu Oliveira considera “ilegal” a ida de Carlitos Fortes para PCA da Enapor, pelo que se desdobra em reclamações ao Governo a pedir a cabeça do gestor. Com dados a mostrar que Fortes é “mau gestor”, Oliveira está a causar desconforto no executivo de José Maria Neves. Estranhamente, num tom de quem está tranquilo, o visado, Carlitos Fortes, reage com aparente tranquilidade às acusações de Oliveira.
AUTÁRQUICAS’2016: VLÚ PONDERA CÂMARA DE SÃO VICENTE
O artista e compositor Valdemiro “Vlú” Ferreira está a ponderar se concorre à Câmara Municipal de São Vicente. O também empresário da área do turismo de cruzeiro considera que a ilha está “down” e precisa de alguém como ele que conheça e resolva os seus problemas.
LEGISLATIVAS’2016: AMÉRICO NASCIMENTO ENCABEÇA RIBEIRA BRAVA E DÉMIS LOBO SAL
O PAICV já indicou o actual edil da Ribeira Brava, Américo Nascimento, para encabeçar no círculo eleitoral de São Nicolau a lista do partido para as legislativas de 2016. Já o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Démis Almeida, assumirá as rédeas no Sal numa lista em que ficarão de fora “veteranos” como Basílio Mosso Ramos e Sara Lopes.
“LANCHA VOADORA”: CLARET “TEMEU” PELA SUA VIDA E DA PRÓPRIA FAMÍLIA
O procurador António Claret deixa entender, num recurso contencioso interposto junto do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que agiu em “legítima defesa preventiva”, dele e da sua família, ao não comparecer no julgamento do processo “Lancha Voadora”. E em sua defesa atesta as suas baterias contra o antigo procurador-geral da República, Júlio Martins, que acusa de não ter feito para protegê-lo.
ADMINISTRAÇÃO DA ARE CONDENADA PELO TRIBUNAL DE CONTAS
O Conselho de Administração da Agência de Regulação Económica (ARE) foi condenado pelo Tribunal de Contas (TC) a repor nos cofres dessa instituição cerca de mil contos, relativos a valores por pagamentos indevidos durante os exercícios de 2006 a 2009. O mesmo colectivo foi também censurado por um conjunto de irregularidades. Uma delas o uso pessoal do cartão Visa Gold da ARE e o pagamento de ginásios de artes marciais para funcionários da casa.
“FAST FERRY” À BEIRA DE COLAPSO “POR CAUSA” DOS REGULADORES
A Cabo Verde Fast Ferry (CVFF) encontra-se à beira do “colapso financeiro”. E aponta, como causa, o somar de prejuízos na ordem dos cinco mil contos, por semana, devido à paragem do navio Kriola, estacionado há três meses em São Vicente, alegadamente, por uma série de “vistoria”. A situação está a indignar Nelson Gregor, um dos sócios da companhia, que aponta o dedo à Agência Marítimo Portuária (AMP) e à ENAPOR, alegadamente, por criarem “obstáculos” e “constrangimentos” à FFCV.
Esta edição nº 407 do Jornal A NAÇÃO, que chega às bancas nesta quinta-feira, 18 de Junho, comporta, também, o Caderno ETC., e a coluna de Filinto Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top