PUB

Política

40 anos de independência: PR destaca saúde e educação como maiores ganhos do 5 de Julho

O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, destacou os sectores da saúde e da educação como os que mais desenvolveram nos últimos 40 anos do arquipélago.
“Demos passos de gigante na educação. Praticamente eliminámos o analfabetismo, tornámos realidade o acesso de todas as crianças ao ensino básico, generalizámos o ensino secundário e, mais recentemente, desenvolvemos o ensino superior. O número importante de quadros com formação superior, tanto nas áreas técnicas como nas humanísticas, é já considerável e constitui um activo muito importante para continuidade do nosso desenvolvimento. Aumentámos numa medida elevada a esperança de vida das populações, que passou de 60 anos em 1960 para 75 anos em 2014”, afirmou Jorge Carlos Fonseca na sessão solene de 5 de Julho, na Assembleia Nacional.
O PR, ainda no seu discurso, não esqueceu aqueles que lutaram pela independência, e aqueles que tiveram coragem e saíram do anonimato, para assumir a luta de libertação, e principalmente aqueles que tombaram. “Muitos ficaram pelo caminho. Muitos não tiveram o privilégio de comungar do abraço de homem livre cantado por Manuel de Novas e engrossaram a fileira dos heróis nacionais desaparecidos, com natural destaque para Amílcar Cabral”.
JCF destacou ainda os trabalhos realizados desde a independência e que contribuiu para a construção de um país que “partiu do zero” para um país “estável”. “Pode parecer irrelevante para os que habitam países com instituições já antigas e bem arreigadas no tecido social. Mas garantir a estabilidade de um país de reduzidas dimensões, recém independente, extremamente pobre e sem recursos, foi um feito essencial que condicionou tudo o que conseguimos alcançar nos anos que se seguiram à independência. CG

PUB

PUB

PUB

To Top