PUB

Política

MAC#114 pondera transformar-se em partido político

As portas para a transformação da Mobilização para Acção Cívica (MAC#114) em partido político “não estão fechadas”. Esta associação que, inicialmente, era apenas um grupo de pressão, pretende agora alavancar a política cabo-verdiana, através da “democracia participativa”.
Com o “sucesso” das manifestações contra a aprovação dos Estatutos dos Titulares de Cargos Políticos, falou-se logo da transformação da MAC#114 em partido político, em virtude da sua capacidade de mobilização e de contestação. Contudo, o “fracasso” da manifestação de 1º de Maio, em parceria com a UNTC-CS, levantou dúvidas em relação a essa possibilidade.
Agora, com os ânimos mais serenados, o coordenador da MAC#114, Rony Moreira, vem admitir, numa entrevista à Deutsche Welle (DW – Voz da Alemanha), a possibilidade de o grupo ser transformado em partido político.
“Inicialmente era só um grupo de pressão. Hoje estamos a tentar dar uma alavancada à democracia nacional. Trazer aspectos qualitativos à democracia, principalmente, a questão da participação, da governança e da transparência”, frisou Rony Moreia.
Este também faz saber que a primazia da MAC é a democracia participativa. “As pessoas viram na MAC algo diferente e isso trouxe-nos uma pressão”, afirma.
Longe dos holofotes
Desde finais de Março que a MAC#114 decidiu realizar as suas acções longe dos holofotes da imprensa. Agora, a organização está virada mais para as comunidades desfavorecidas.
“Por necessidade, a MAC teve que se afastar da media e da atenção pública, por causa de uma certa pressão, porque não tínhamos a percepção de que a manifestação de 30 de Março nos daria essa projeção”, admitiu Rony Moreira. “Neste momento, estamos a fazer uma discussão interna para tentar vislumbrar o melhor caminho”.
Sobre a possibilidade de a MAC se tornar num partido político, o seu coordenador diz que não têm esse objectivo vincado. “Temos ideias soltas. Na dinâmica da política, as coisas alteram-se de um momento para o outro”, frisa.
O futuro a Deus pertence, mas as portas para a transformação da MAC#114 num partido político não estão fechadas. “Se houver outras situações similares aos dos Estatutos dos Titulares de Cargos Políticos, e se houver o sentimento e a necessidade de uma terceira via, a MAC pode transformar-se num partido político”, assevera Moreira.
REDE SOCIAL
A MAC#114 é uma associação que surgiu no início deste ano, em Cabo Verde, através das redes sociais, para protestar os números do desemprego que são de 15,8 por cento (%), segundo os dados do INE.
Constituída essencialmente por jovens desempregados, a sua primeira actividade foi realizada a 20 de Janeiro de 2015, Dia dos Heróis Nacionais, com uma manifestação silenciosa com apenas dez jovens, para protestar contra a taxa de 15,8% do desemprego, particularmente, na camada jovem.
A 30 de Março, MAC#114 ganhou dimensão nacional com a mega-manifestação contra o Estatuto dos Titulares de Cargos Políticos sobretudo a parte remuneratória dos políticos e os seus salários. A manifestação juntou milhares de pessoas, sobretudo jovens, nas cidades da Praia, Assomada, Sal e Mindelo em São Vicente.
A 01 de Maio, MAC#114 juntou-se à UNTC-CS na marcha pela dignidade, igualdade e justiça social.
A MAC#114, enquanto organização da sociedade civil, não tem uma liderança fixa. Tem “coordenadores”, por áreas, nomeadamente: comunicação, logística e política. Ainda assim, o rosto mais visível desse grupo de coordenadores é Rony Moreira, de 33 anos, formado em Sociologia.

PUB

PUB

PUB

To Top