PUB

Cultura

Câmara Municipal do Sal homenageia Manuel António Martins

A Câmara Municipal do Sal vai depositar uma coroa de flores no mausoléu de Manuel António Martins amanhã pelas 16 horas, no Cemitério de Santa Maria.
Com isso a Câmara pretende homenagear o povoador da ilha, pois assinalou-se no passado dia seis de julho o 175º aniversário da sua morte.
O ato surge no âmbito das comemorações dos 80 anos da criação do Município do Sal, mas também do 40º aniversário da independência Nacional no transato dia cinco do corrente mês.
Manuel Martins foi um antigo administrador, comendador e politico influente, e foi graças a exploração salineira feita por ele enquanto comerciante que a ilha conheceu os seus primeiros habitantes.
Logo no inicio da fixação da população, a partir de 1835, uma das primeiras habitações a ser construída foi a que veio a servir de residência para o Administrador e a sua família. A residência foi construída na povoação de Santa Maria, atual cidade, de onde Martins dirigia os seus negócios de extração de sal das Salinas de Pedra de Lume e das salinas de Santa Maria. Essa atividade durante muitos anos Serviu de motor para dinamizar a economia do arquipélago e apoiar a economia da Coroa Portuguesa. Manuel António Martins faleceu nesta casa em 1845.
JF

PUB

PUB

PUB

To Top