PUB

Cultura

7ª edição do “Badja ku Sol”, muita musica e expectativa com a “maior cachupa do mundo”

O primeiro dia do festival “Badja ku Sol” arrancou, na praia da Gamboa, às 16h30 deste sábado, com o grupo de dança “Fidjus de Bibinha Cabral”. Dj Bife, como apresentador, chamou também ao palco os artistas: Kiddye Bonz, Mito, Ferro Gaita, Blyk Tchutchi, Charbel e Kino Cabral.
O artista Kiddye Bonz foi um dos que pela primeira vez se apresentou no palco “Badja Ku Sol”. “Expectativa é sempre grande. É a minha primeira vez aqui, apesar das faixas musicais que apresentei já eram conhecidas pelo público”.
Hernídia Tavares, representante da Cavibel, principal organizador do festival, diz que espera um ambiente saudável por parte do publico. “Badja ku Sol é um festival 100% crioulo e uma referencia na ilha de Santiago. O destaque deste ano é a produção da maior cachupa do mundo com o objetivo de entrar no Record Guiness.”
Sucá, representante do Sigui Sabura, mostrou-se animado com o novo desafio.  “Juntos quisemos inovar e criar um impacto grande a volta do nosso prato nacional que é muito importante”, afirma.
Preparativos para “Maior cachupa do mundo”
Amilcar Lopes, chefe da Escola de Hotelaria e Turismo, diz que confeccionar a maior cachupa do mundo é trabalhoso, mas com a esperança que terá aprovação de todos.
“Há uma semana que desenvolvemos este trabalho onde dividimos o nosso grupo de alunos em quatro turnos. E a partir do dia 12 começamos o processo de produção”, afirma.
A “Maior cahupa do mundo” levará 9 horas a cozer, com sete tonelada de água, 600 kilos de milho, 150 kilos de feijão, 100 kilos de carne de vaca, 300 kilos de toucinho, entre outros ingredientes.
“A previsão que fizemos é que a cachupa dê cinco mil doses, no mínimo”, afirma o chefe Amilcar. Entretanto, algumas pessoas questionam a quantidade da cachupa.
“Não acho que essa cachupa vai encher a barriga de todos. Eu vou almoçar antes de vir. Se eu esperar para comer essa cachupa não vou encontrá-la”, afirma Nanda.
“Em minha opinião, eu acho que a cachupa vai ser suficiente para todos”, diz Gilson.
O festival terá continuidade este domingo, 12, com atuação de artistas como Neusa, Dj Walter, Zeca Nha Reinalda, Lejemea, Djodje, Ricky Boy e Dynamo. E claro, será servido a “Maior cachupa do mundo”!
Denise Lobo

PUB

PUB

PUB

To Top