PUB

Desporto

Ministra da Educação e Desporto alerta para a questão da sustentabilidade n1ª Jornada de Afrofutebol

A cidade da Praia acolheu ao final da tarde de hoje a 1ª Jornada de Afrofutebol sob o lema “Profissionalização do Futebol e sua sustentabilidade em África”.
O evento que foi organizado pela Direcção do Sporting Clube da Praia, contou com as presenças de algumas personalidades ligadas ao panorama desportivo Cabo-verdiano, nomeadamente a Ministra da Educação e Desporto, Fernanda Marques, o Director-geral dos Desportos, Gerson Melo, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) Victor Osório, bem como do antigo presidente do clube francês Olympique de Marselha, Pape Diouf.
A sessão de abertura contou com as intervenções do presidente do Sporting da Praia, Paulo Veiga, mas também da ministra Fernanda Marques. Esta última que numa das passagens do seu discurso, frisou que “a sustentabilidade do futebol é que determina o ritmo da profissionalização do sector”.
Um dos momentos de destaque da cerimónia foi a apresentação das equipas sub-11, sub-13 e sub-17 do clube, “uma aposta clara na formação, que deverá continuar para as próximas épocas desportivas” segundo Paulo Veiga, algo que, de resto, é a marca da equipa da qual o clube praiense é filiada, Sporting Clube de Portugal.
Do colóquio do programa desta jornada estiveram ainda na agenda temas tais como “A importância dos clubes no processo de desenvolvimento do futebol nacional”; “O papel do estado no financiamento do futebol nacional”; O papel da comunicação social no desenvolvimento do futebol, mas também os desafios da sustentabilidade do futebol no continente africano, tema este que foi abordado por Pape Diouf.
 Jason Fortes

PUB

PUB

PUB

To Top