PUB

Opinião

Chã de Tanque acolhe primeira sessão da Assembleia Municipal de Santa Catarina

Vital Tavares
A Zona de Chã de Tanque, fica no concelho de Santa Catarina, ilha de Santiago, Cabo Verde, na faixa central da bacia hidrográfica dos Engenhos, estrada que dá acesso da Cidade de Assomada á Zona de Rincão. Limitada á nordeste pelas zonas de Ribeirão Manuel, Tomba Touro, Sedeguma e á sudeste pelas Zonas de Achada Galego, Engenhos, Palha Carga e Rincão.
Administrativamente composta pelas localidades de Ribeirão Engrácia, Chã de Tanque, Boa Vista, Achada Grande, Gamboa, Ponta Moreira, Mato Sanches, com uma população residente estimada em 5.000 habitantes. Circundada pelas zonas de Palha Carga, Chã de Lagoa, Entre Picos de Reda, Rincão, Sedeguma, e tradicionalmente tem exercido a função de centralidade dos Serviços Administrativos, Agência Administrativa, Centro de Saúde, Centros de Ensino, Igreja, actividades lúdicas, desportivas, culturais.
Um Encontro com Dirigentes Municipais, Nacionais e Comunidades deverá ser motivo de festas, uma ocasião especial para reflectirmos, em conjunto, sobre os caminhos percorridos, os nossos sucessos e as nossas fraquezas, a realidade presente e, particularmente, os desafios do futuro. Momentos importantes para análises e lançar desafios aos serviços municipais, desconcentrados e descentralizados, aos dirigentes, investigadores, homens de culturas, classes, trabalhos importantes que ajudariam na fortificação do poder local e desenvolvimento destas localidades, na procura de soluções e na tomada de decisões futuras.
permitam-nos as primeiras palavras sejam dirigidas aos emigrantes, que se encontram, neste momento, entre nós, de férias e que quiseram, assim, dar mais brilho às nossas festividades. Obrigado pela honrosa presença, pela entrega, dedicação, esforço e sacrifício em prol do desenvolvimento de Cabo Verde, do Município de Santa Catarina e das nossas localidades em particular. Sem dúvida que o percurso e desenvolvimento destes lugares estão fortemente ligados á emigração.
Não é o acaso ou acto isolado, a elevação dessas localidades á Categoria de Vila, contam hoje, com uma Delegação Municipal, Centro de Saúde, Escolas de Ensino Básico, Museu de Tabanca, Espaços Desportivos, Discotecas, Estradas Asfaltadas, 90% das Familias com acessos Água Canalizada e Energias, Igreja, Jardins Infantis, Fundação, Grupos de Tabancas, Espaço Jovem, quadros técnicos e dirigentes concelhios e nacionais.
Se espera contar brevemente com meios logístico-infra-estruturais de um verdadeiro Centro Urbano, Casa do Povo, de espectáculos, centro cultural, Transportes públicos colectivos, Estação dos Correios de Cabo Verde, estabelecimentos comerciais, Estabelecimento que ministre escolaridade obrigatória, Agência bancária, Instalações hospitalares com serviço de permanência, Farmácias, Corporação de bombeiros, Casa de espectáculos e centro cultural, Museu e biblioteca, Instalações de hotelaria, Estabelecimentos de ensinos secundário, Transportes públicos, urbanos e suburbanos, Parques ou jardins públicos, Balcões dos Bancos Comerciais, Industrias, Posto Policial, Urbanização de Chã de Baixo e Achada Grande, Estradas de Acessos Condignos á Localidade de Mato Sanches, uma Freguesia, Balcão das Operadoras de Comunicação, maior capitalização das potencialidades turísticas, desportivas, culturais, agro-pecuários, artesanais.
O Momento é não só de Festa, Reencontros, Convívios, Comemorações, Inaugurações, homenagens, mas também, de reflexões, de promoção de excelências, de agradecimentos a todos que ao longo da história, de uma forma ou de outra têm contribuído para o desenvolvimento destas localidades, emigrantes, clásses socio-profissionais (Agricultores, Pastores, Construtores, Técnicos, Dirigentes Técnicos e Politicos, artistas).
Contando com a honrosa permissão dos Eleitos Municipais e em nome de todos que nasceram e que viveram nestas localidades, aproveitamos a soberana oportunidade para Convidar-lhes a participar neste Encontro de Festa e de Reflexão sobre o Desenvolvimento e Bem Estar da Zona, datada a 09 de Agosto de 2015, no Posto Escolar de Chã de Tanque, Ponta Cruz.
Viva Chã de Tanque, Mato Sanches e Achada Grande e bem-haja as suas gentes!

PUB

PUB

PUB

To Top