PUB

Sem categoria

Destaques da edição 420 do Jornal A NAÇÃO

LEGISLATIVAS’2016: MPD JÁ TEM CABEÇAS-DE-LISTA
O MpD acaba de definir os seus cabeças de lista, no país e na diáspora, para as próximas eleições legislativas. Jorge Santos regressa a Santo Antão, enquanto Austelino Correia, João Gomes e Jorge Nogueira assumem Santiago Norte, São Vicente e Fogo, respectivamente. Os círculos eleitorais da Brava e da Boa Vista ficam à espera dos resultados das sondagens.
PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL: VEIGA ‘VERSUS’ LIVRAMENTO
A disputa para o cargo de Presidente da Assembleia Nacional parece estar acesa nas hostes do MpD. Carlos Veiga, que era apontado como candidato natural para uma boa franja dos ventoinhas, pode vir a ser ultrapassado por José Luís Livramento.
SONDAGEM: PN DISCORDA DA CATALOGAÇÃO DE INSTITUIÇÃO MAIS CORRUPTA
A Direcção Nacional da Polícia Nacional (PN) dá a devida importância ao estudo da Afrosondagem, que coloca a “polícia” como “a instituição mais corrupta do país”, mas discorda dessa ilação. Do contacto directo e permanente com a população, a PN diz ter uma percepção “bem diferente” do estudo daquele organismo privado.
JUSTIÇA: TRIBUNAL DE CONTAS QUER SABER OS NÚMEROS DO FUNDO DO AMBIENTE
O Tribunal de Contas vai solicitar os relatórios de contas do Fundo do Ambiente, que, desde a sua criação, em 2012, nunca foram submetidos para apreciação e julgamento. A NAÇÃO sabe que esta decisão será tomada pelo colectivo de juízes do TC, logo na primeira semana de Outubro, ou seja, logo após as férias judiciais.
MINDELACT’2015: “INOCÊNCIA” ABRE CENA
Da comédia para a tragédia, a peça “Inocência” faz uma reflexão sobre a passagem do mundo da criança para a idade adulta, retratando as primeiras dores e sentimentos conflituantes que atormentam os adolescentes. Um projecto resultante do  laboratório dramatúrgico entre o encenador italiano Lamberto Carrozzi e quatro jovens actores cabo-verdianos e que dará o pontapé de saída no Mindelact’2015.
ECONOMIA: GOVERNO PROCURA FINANCIAMENTOS PARA PROJECTOS AGRÍCOLAS DE SAQUINHO E FAVETA
O Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR) está a procurar financiamentos para implementar projectos agrícolas nas parcelas à montante e à jusante das barragens de Saquinho e Faveta, nos concelhos de Santa Catarina e São Salvador do Mundo (ambos no interior de Santiago), respectivamente. Para todos os efeitos, água existe em abundância.
AMBIENTE: MENOS DESOVAS DE TARTARUGAS PREOCUPA ONG’S
Cabo Verde deve registar este ano um número menor de desovas de tartarugas nas suas praias. Esta é, para já, a percepção das diferentes ONG’s que lidam com a defesa do ambiente. O furacão Fred, que varreu algumas ilhas em Agosto, é um dos causadores disso.
-Esta edição nº 420, do Jornal  A NAÇÃO, que chega às bancas nesta quinta-feira, 17 de Setembro, traz, também, o já habitual Caderno ETC. – que dedica um farto material biográfico e político-cultural sobre José Leitão da Graça -, a par das opiniões de Carlos Sá Nogueira, Arsénio Fermino de Pina, Carlos “Calicas” Tavares, Alcindo Amado e Olímpio Tavares, e a coluna de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top