PUB

São Vicente

Assalto ao consulado português no Mindelo atrasa emissão de vistos

O Consulado de Portugal na cidade do Mindelo (Cabo Verde) foi assaltado por pessoas ainda não identificadas que levaram todo o material para emissão de vistos, disse esta terça-feira à agência Lusa a cônsul honorária, Rosália Vasconcelos Lopes.
Segundo a responsável, o assalto terá acontecido no domingo, tendo os assaltantes roubado o computador que continha todo o material para a emissão de vistos Schengen.
Rosália Vasconcelos Lopes disse à Lusa que a primeira pessoa a dar conta do assalto foi a empregada de limpeza, que na segunda-feira encontrou o local todo revistado, entrando logo em pânico.
A cônsul não escondeu a sua preocupação pelo sucedido, uma vez que o computador ainda tinha informações do último trimestre de 2014.
Todo o material roubado vai implicar um atraso na emissão de vistos, mas Rosália Lopes garantiu que o consulado do Mindelo vai recorrer à embaixada e ao consulado na cidade da Praia para qualquer apoio na emissão de documentos.
“Estamos a tentar não desanimar, mas vamos continuar a fazer o nosso trabalho. É um grande incómodo porque é muita informação”, desabafou Rosália Vasconcelos Lopes, apelando a quem souber do paradeiro do computador para entrar em contacto com o consulado.
Também pede paciência e calma às pessoas que tinham pedidos pendentes para emissão de vistos ou outros documentos.
O caso já está entregue às polícias Nacional (PN) e Judiciária (PJ) para investigação, mas até agora não há nenhum suspeito do assalto, que provocou prejuízos avaliados em cerca de 1.800 euros.
Rosália Vasconcelos Lopes disse que serão tomadas algumas medidas para aumentar a segurança na chancelaria, que fica numa das ruas mais movimentadas do Mindelo e evitar outros assaltos.
Fonte: Lusa

PUB

PUB

PUB

To Top