PUB

Cultura

MC promove “ Diálogo pela Cultura ” na Praia e Cidade Velha

A conferência “Diálogo pela Cultura” reúne na cidade da Praia e Cidade Velha músicos, escritores, profissionais das artes plásticas e sociedade civil.
Na abertura do evento, Mário Lúcio Sousa, ministro da Cultura, adiantou que o propósito deste encontro é promover o diálogo conjunto para se alcançar melhor desenvolvimento do país.
“A nossa ideia fundamental é de criar um espaço de diálogo em Cabo Verde entre os religiosos, entre as mais diversas religiões, correntes de artistas, gerações, também criar um espaço de diálogo entre as mais diversas opiniões ou orientações políticas. O fundamental é que se crie um hábito para nos sentarmos todas à mesa e dialogarmos”, afirmou Mário Lúcio Sousa.
A conferência organizada pelo MC, ainda segundo Mário Lúcio, é uma ideia pessoal, mas que gostaria que tivesse continuidade mesmo quando deixar a pasta. “Gostaria que outros governantes do sector público incentivassem as academias que cá estão e toda a sociedade civil, congregações religiosas, todas as universidades, para que criem um espaço de diálogo anual”.
A conferencia “Diálogo pela Cultura” que arrancou esta sexta-feira (16) na cidade da Praia, decorre até domingo (18), Dia Nacional da Cultura, com o acto de encerramento na Cidade Velha (Ribeira Grande de Santiago).
São vários painéis, onde a discussão centra em como a cultura pode influenciar o homem. “O diálogo e o princípio e fim de tudo. Diria que é a palavra mágica em qualquer sociedade. Muitas vezes há guerras, conflitos, por falta de diálogo. E o diálogo estriba essencialmente na tolerância, e quando há intolerância não há aceitação da diferença, não há aceitação do outro, há derivas para o conflito para as guerras que acabam por entrar no desenvolvimento de qualquer país”, defendeu ainda o primeiro-ministro José Maria Neves.
A primeira parte da conferencia desta sexta-feira, acontece na Biblioteca Nacional, Praia, até o início da tarde. A partir das 15 horas o espaço muda para a Cidade Velha.
Esta conferência esta ainda enquadrada no acto de encerramento da Capital Cabo-verdiana da Cultura (CCC) e comemorações dos 40 anos da independência de Cabo Verde. CG

PUB

PUB

PUB

To Top