PUB

Cultura

Santa Catarina: Liceu Amílcar Cabral ganha auditório e um centro de documentação

O Liceu Amílcar Cabral (LAC) na cidade de Assomada, em Santa Catarina conta, a partir desta terça-feira, com um centro de documentação e busto Amílcar Cabral e um auditório com a capacidade para acolher 251 pessoas.
De acordo com director do LAC, Pedro Tavares a criação do Centro de Documentação Amílcar Cabral, por um lado, “é uma aposta na preservação da memória colectiva de todos os protagonistas da luta de libertação nacional. O que cria condições para que os mais jovens possam ter acesso aos documentos de e sobre Cabral e de todo o processo da luta de Libertação Nacional”.
Por outro lado, Tavares afirma que o referido Centro deve posicionar-se como um verdadeiro “laboratório de ideias” para promoção de debates de temas contemporâneos concomitantemente, transformar-se “num espaço de projecção e elaboração de projectos educativos” que orientem as principais áreas de actuação da escola num horizonte de médio e longo prazo.
E o auditório é visto como um espaço que servirá para acolher inúmeras actividades extra-escolares, quais sejam: cultural, recreativa, debates, palestras e conferências para o empoderamento dos actores educativos e a sociedade civil no geral.
A cerimónia de inauguração será presidida pelo Primeiro Ministro, José Maria Neves e contará com a presença da Ministra de Educação Fernanda Marques, familiares de Cabral, combatentes da liberdade da pátria, Fundação Amílcar Cabral entre outras individualidades. O acto está agendado para às 15 horas.
SM

PUB

PUB

PUB

To Top