PUB

Sem categoria

Destaques da edição 425 do Jornal A NAÇÃO

TRIBUNAL CONSTITUCIONAL: PRIMEIRO-MINISTRO E DEPUTADOS GANHAM NOVOS PODERES
O primeiro-ministro e os deputados ganham novos poderes com a instalação do Tribunal Constitucional. Esses titulares de cargos políticos passam agora a dispor de ferramentas para fiscalizar e defender o equilíbrio na feitura das leis.
CASO PERLA NEGRA: DIÁRIO DO JULGAMENTO
O caso “Perla Negra”, que no ano passado levou à apreensão de 521 quilos de cocaína, na praia de Salamansa, começou a ser julgado na última quinta-feira, 15, pelo Tribunal de São Vicente, num cenário marcado por declarações de inocência, opção pelo silêncio, Polícia Judiciária coordenada, e ainda reconstituições. E pelo meio muitas estórias… de deixar a audiência de queixo caído.
TRIBUNAL DE CONTAS PEDE MAIOR ATENÇÃO DO GOVERNO AOS FUNDOS E INSTITUTOS
O parecer do Tribunal de Contas sobre a Conta Geral do Estado de 2012 recomenda o Governo a melhorar a previsão dos Fundos, Serviços Autónomos e Institutos Públicos. Apela ainda ao cumprimento dos prazos de prestação de contas, assim como ao controlo eficaz na concessão de incentivos fiscais.
SÃO VICENTE: HERMES SILVA PONDERA BATER COM A PORTA
O deputado Hermes Santos Silva, um dos três secretários da mesa da Assembleia Nacional, pode abandonar o lugar que ocupa na Comissão Política Regional (CPR) do PAICV em São Vicente. Motivo: protesto por não constar como um dos nomes para compor a lista de candidatos às legislativas de 2016.
HOSPITAIS COM SEGURANÇA DEFICIENTE
Internos do Hospital Agostinho Neto (HAN), na cidade da Praia, queixam-se de roubos e furtos que acontecem dentro da enfermaria. A falta de segurança e de vigilância, à noite, faz com que alguns percam dinheiro, telemóveis e outros artigos. Com menos gravidade, o quadro repete-se no Hospital João Morais (Santo Antão), ao passo que no Hospital Santa Rita Vieira (Santiago Norte) não há registo de furtos ou roubos.
ANO AGRÍCOLA: PRAGAS AMEAÇAM MILHO E FEIJÕES
Os agricultores de sequeiro estão preocupados com a quantidade de pragas que está a devastar os cultivos de milho, feijões e abóbora. Aflitos, pedem a intervenção urgente do Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR). Mas este pede calma, uma vez que o pesticida a ser utilizado em casos do género é altamente tóxico.
CLÍNICA-ESCOLA É OPÇÃO PARA QUEM NÃO CONSEGUE PAGAR TRATAMENTOS
A Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Jean Piaget da Praia, a funcionar desde 2011, para além de formar e oferecer a prática necessária aos estudantes dessa área, também tem pendor social. A clínica recebe por dia uma média de vinte pacientes e as consultas são gratuitas.
PREÇO DO GROGUE DISPARA
A lei nova que proíbe a produção do grogue a partir do açúcar fez disparar o preço da bebida. Os retalhistas em São Vicente estão neste momento a vendê-lo 50 por cento (%) mais caro e o preço tende a aumentar à medida que diminui a oferta da aguardente de má qualidade. Mas os produtores do grogue genuíno ainda não sentiram os efeitos desse aumento.
CADERNOS E COLUNAS
Nesta edição 425 do Jornal A NAÇÃO, que chega às bancas nesta quinta-feira, 22 de Outubro, pode ler ainda a coluna de Filinto Elísio e as opiniões de José Pedro Oliveira, Arnaldo Brito, Carlos Sá Nogueira, Fernando Robalo e José Pedro Oliveira. O caderno ETC., traz diversos temas, entre eles, um artigo da autoria conjunta de João Soares e José Cabral sobre a recente recuperação do estatuto de Sé-Catedral à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Ribeira Brava, São Nicolau.

PUB

PUB

PUB

To Top