PUB

Sociedade

Presidente da República condecora cidadãos cabo-verdianos em França

Dois cidadãos cabo-verdianos, radicados em França, foram condecorados sábado, pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, em reconhecimento pela contribuição dada para a afirmação de uma cultura própria e na construção da identidade nacional cabo-verdiana.
São eles o sociólogo e historiador Luiz Andrade Silva e o músico Teófilo Chantre, tendo a cerimónia acontecido durante um encontro realizado com a comunidade cabo-verdiana, nessa que é a primeira deslocação do Presidente da República à França, conforme adianta a assessoria de imprensa do Chefe de Estado.
Os condecorados, de acordo com a mesma fonte, dedicaram a distinção a todos os emigrantes residentes em França que os acompanharam ao longo do tempo e que os ajudaram a elevar a cultura cabo-verdiana além-fronteiras.
O acto de condecoração aconteceu no quadro das comemorações do 40º aniversário da independência nacional, que se celebra este ano, e do Dia da Cultura e das Comunidades, 18 de Outubro.
Jorge Carlos Fonseca está caminho de Malta, onde vai participar na cimeira de Chefes de Estados e de Governo da União Europeia – África, que decorre entre 11 e 12 de Novembro.
A conferência analisará questões relativas à cooperação existente entre a Europa e África, tendo como pano de fundo o processo de Rabat e Cartum sobre a migração, bem como o diálogo UE-África sobre migração e mobilidade.
Em cima da mesa estará a possível constituição de um fundo especial (de cerca de mil milhões de dólares) para financiar programas que permitam reduzir os fluxos migratórios provenientes dos países africanos, rumo à Europa.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top