PUB

Mundo

Rússia: Supremo mantém proibição a opositor de concorrer às presidenciais

 O Tribunal Supremo da Rússia confirmou a sentença que proíbe o líder da oposição russo, Alexei Navalni, de concorrer às eleições presidenciais de 18 de Março próximo, noticiaram as agências russas.

Segundo as mesmas fontes, o Tribunal decidiu “manter a decisão da primeira instância e indeferiu o recurso” de Navalni.

Esgotadas as hipóteses de recursos judiciais, Navalni deverá, agora, recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, disse recentemente a equipa de advogados do líder político.

O Supremo deferiu a 30 de Dezembro o veto da Comissão Eleitoral Central (CEC) à candidatura de Navalni, justificando com os antecedentes criminais do político.

De acordo com a comissão eleitoral, o líder da oposição não pode participar nas eleições presidenciais, porque foi condenado, em Fevereiro passado, a cinco anos de cadeia por apropriação indevida de fundos, proibição que vigora por dez anos.

A decisão de recusar a candidatura de Navalni foi condenada pela União Europeia e pelos Estados Unidos, críticas que o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo considerou de “ingerência direta” nos assuntos internos da Rússia.

Navalni, que acusa o Presidente russo, Vladimir Putin, de ser o responsável pela sua interdição, convocou para 28 de Janeiro uma acção pública para apelar aos seus apoiantes para que boicotem as eleições presidenciais, em que Putin se recandidata ao cargo.

PUB

PUB

PUB

To Top