PUB

São Vicente

Dia de São Vicente: Católicos comemoram santo padroeiro com inauguração e consagração do templo do Monte Sossego

Os fiéis católicos da freguesia de São Vicente comemoram este ano o Dia do Município e do Santo Padroeiro, que se celebra no dia 22, com a inauguração e consagração do templo de São Vicente.
A consagração será realizada pelo bispo da diocese do Mindelo, D. Ildo Fortes, e representa “o momento auge” das celebrações religiosas deste ano, com um “sabor especial” conforme avançou em entrevista à Inforpress o pároco da freguesia, padre Paulo Borges Vaz.
“É a primeira vez que se celebra o dia de São Vicente com um templo dedicado à sua santidade”, reforçou o prelado.
A capela, que este ano esteve em obras de ampliação e remodelação, será inaugurada no dia 21, já com as obras praticamente concluídas na parte interna e do reboco exterior, graças ao apoios das paroquianos e fiéis católicos que contribuíram financeiramente para a sua execução, ainda segundo a mesma fonte.
“A paróquia é constituída por fiéis, na sua maioria pobres, mas mesmo sem fundos assumimos este risco com muita ousadia, contraímos dívidas, algumas já perdoadas, e hoje podemos devolver a São Vicente um templo digno da sua celebração e do significado que representa para os são-vicentinos”, declarou padre Paulo Borges Vaz.
As celebrações religiosas do Dia de São Vicente prevêem uma “programação vasta”, conforme adiantou a mesma fonte, que visa, sobretudo, “incentivar a vida espiritual” na paróquia com encontros dos grupos paroquiais, rezas de terços e meditação sobre os textos de actas mártires da vida de São Vicente.
As actividades paralelas iniciam-se esta sexta-feira, 13, com duas conferências previstas para decorrer no Salão Paroquial da Igreja São Vicente, no Monto Sossego, a primeira proferida pelo antropólogo e professor Manuel Brito Semedo, intitulado “ Encontro entre a cultura e a igreja”.
A segunda conferência, intitulada “Ser fiel como São Vicente hoje e ser testemunho como São Vicente hoje na sociedade mindelense” , será proferida pelo padre António Manuel Ferreira, também conhecido por padre Ima, Doutor em Histórias da Igreja.
No dia 20 de Janeiro, haverá um jantar de gala de angariação de fundos para ajudar no custo das obras da paróquia que, segundo o pároco local, foram realizadas sem financiamento inicial e com os “parcos recursos” provenientes da boa vontade dos fieis.
“Falta ainda recursos para a pintura externa”, precisou o responsável da paróquia.
A gala é aberta a todos que queiram participar, segundo o pároco, mediante a aquisição de um bilhete que custa mil escudos, disponível nas secretarias paroquiais da diocese do Mindelo.
A anteceder o jantar de gala, que acontece a partir das 20:00, haverá um concerto de músicas sacras na igreja, com a participação de vários grupos, nomeadamente a união dos três coros paroquiais da ilha, o grupo coral Voz d’Alma e o coral da Escola Secundária Jorge Barbosa.
No dia 21, o bispo D. Ildo Forte preside, a partir das 10:30, a missa da consagração do templo que será dedicada “a Deus com o patrocínio de São Vicente”, segundo avançou o responsável da paróquia, acto que marca, assim, o momento mais alto do ponto de vista religioso das celebrações do Dia do Município de São Vicente e do Santo Padroeiro deste ano.
No dia 22, Dia de São Vicente, acontece a habitual missa solene, seguida de procissão que conta, para além da direcção do bispo do Mindelo, com a presença de párocos de toda a ilha de São Vicente e alguns convidados da ilha de Santo Antão, bem como das personalidades políticas da ilha e responsáveis locais.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top