PUB

Desporto

Visita do Presidente da CAF: Fernando Elísio Freire considera prova de credibilidade do desporto cabo-verdiano

“A vinda do Presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF) a Cabo Verde é sinal da prova de credibilidade do desporto cabo-verdiano, do nosso país e da Federação Cabo-verdiana de Futebol”, avançou o ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, após receber em visita de cortesia o Presidente da CAF, Ahmed Ahmed.
O Presidente da CAF efetuou uma visita de dois a Cabo Verde, a convite da Federação Cabo-verdiana de Futebol com o objetivo de conhecer a realidade do futebol cabo-verdiano e inteirar-se dos projetos executados e em fase de implementação nas ilhas de Santiago, São Vicente e Sal.
Conforme adiantou Fernando Elísio Freire, esta visita demonstra, igualmente, o total engajamento da parte do Governo na promoção dos valores do desporto, particularmente do futebol.
Durante o encontro entre o ministro do Desporto e o Presidente da CAF acompanhado do seu staff, foram abordados assuntos que tem a ver possíveis apoios a projetos de formação, no sentido de criar um quadro legal que irá permitir com que surjam mais talentos para o beneficio de Cabo Verde, bem como a reabilitação das infraestruturas desportivas, particularmente o Estádio Adérito Sena em São Vicente.
O financiamento para ligar o futebol cabo-verdiano ao marketing para que o país tenha uma industria da modalidade e possa vender o seu produto foi outro aspeto realçado, no encontro, de acordo com o titular da pasta do Desporto.
Fernando Elísio Freire salientou que esta visita é também uma oportunidade para estreitar os laços institucionais e reforçar os projetos de formação, aspetos muito importantes para o Governo, bem como para a CAF, respeitando sempre a legislação cabo-verdiana.
Outros assuntos apreciados na reunião foram a necessidade de promover o desporto em todas as ilhas do arquipélago, de promover a equidade do género no futebol, bem como levar para outras ilhas os jogos da seleção nacional para que os cabo-verdianos tenham a oportunidade de ver os jogos dos Tubarões Azuis.
De referir que o Presidente da CAF é, também, Vice-presidente da FIFA e chefiou uma delegação constituída por altos quadros da CAF e da FIFA.

PUB

PUB

PUB

To Top