PUB

Sociedade

Mini ETAR do Palmarejo inaugurado esta terça-feira

É inaugurada esta terça feira, 30, uma mini Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) domésticas/urbanas, localizada em Palmarejo, cidade da Praia.
O ato de inauguração acontece nas instalações da ETAR do Palmarejo (junto a Praia Shopping), às 16 horas e será copresidido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal,  Augusto Santos Silva.
Trata-se de uma infraestrutura construída no âmbito do PEC 2017-2021 para o setor de intervenção prioritária Energia e Ambiente, num montante de mais de 82 mil euros, financiados pela Cooperação portuguesa e que irá servir para tratar parte dos efluentes – resíduos líquidos provenientes de esgotos, indústrias e das redes pluviais -, cerca de 50m3/dia, através da moderna tecnologia bio-reator de Membranas (MBR), e possibilitará tratar e reutilizar a água para várias necessidades, nomeadamente, rega de espaços verdes, lavagem de ruas, viaturas, na agricultura.
Por outro lado, a mini ETAR servirá como modelo demonstrativo para sensibilizar, informar e educar a população, para reutilização dos efluentes, como possibilidade de minimização dos problemas associados à escassez da água em Cabo Verde. Terá também, um cariz demonstrativo e formativo, do desempenho das tecnologias selecionadas, do principio de funcionamento e operação, encorajando a replicação destas tecnologias a uma escala real noutros pontos do país.

PUB

PUB

PUB

To Top