PUB

Mundo

Vietname: Gestor condenado duas vezes a perpétua no espaço de 15 dias

Um ex-executivo da empresa estatal de petróleo do Vietname foi condenado, por duas vezes, no espaço de 15 dias, a penas de prisão perpétua por corrupção, anunciaram as autoridades judiciais deste país asiático.

Trinh Xuan Thanh, 51 anos, foi condenado a uma pena de prisão perpétua por, alegadamente, ter desviado mais de meio milhão de euros da “PetroVietnam Construction”, uma companhia de construção civil ligada à PetroVietnam, empresa petrolífera estatal.

No âmbito desse processo, foram julgadas ainda mais sete pessoas, que receberam penas de prisão entre seis e 16 anos.

Recentemente, Trinh Xuan Thanh já tinha sido condenado à prisão perpétua noutro processo, em que era acusado de ter desviado perto de 150 mil euros de uma fábrica hidroelétrica. Nesse primeiro julgamento foi, também, condenado a 13 anos de cadeia, por “má-gestão”, um antigo dirigente do Partido Comunista do Vietname.

Trinh Xuan Thanh está no centro de uma polémica entre o Vietname e a Alemanha, que acusa o país asiático de ter raptado o gestor quando este se encontrava em solo alemão, levando-o depois às escondidas para ser julgado no seu país de origem.

Em Agosto de 2017, o ministro dos Negócios estrangeiros da Alemanha, Sigmar Gabriel, disse mesmo que o seu país ponderava adoptar medidas contra o Vietname por ter sequestrado o executivo do sector petrolífero em Berlim.

PUB

PUB

PUB

To Top